O Centro Ciência Viva de Lagos implementa, pelo segundo ano, o projeto «Nova Escola de Sagres», nos dias 7 e 8 de julho, na Fortaleza de Sagres. O evento vai passar-se em ambiente de Festival, propondo aos visitantes atividades que vão desde a construção de uma Caravela Modular com 10 metros de comprimento, o manuseamento de instrumentos de navegação, mapas e cartas, relógios de sol, observações astronómicas, consultar coleções como forma de preservar o Futuro, construção de hologramas, explorar vídeos em realidade virtual, compreender a modelação 3D, aprender um pouco de robótica e programação em ambiente de oficinas, entre muitas outras coisas.

O evento terá a duração de dois dias e as atividades irão decorrer das 14h às 20h. Como forma de referência ao património oral e a sua preservação, será apresentado ainda o espetáculo «Sons da Palavra», uma sessão de lendas e contos tradicionais algarvios narrados e musicados pela Fungo Azul, às 18h do dia 7. No mesmo dia, às 21h, acontece o concerto de «Deep:her», que antecede a observação astronómica, prevista para as 22h. «Deep:her» é um projeto de G.I. Joe e Emmy Curl que explora os caminhos entrelaçados das máquinas e do mais puro dos instrumentos - talvez o mais profundo... - a voz.

A implementação do projeto «Nova Escola de Sagres» ambiciona reunir na Fortaleza de Sagres diversas áreas do saber científico e do saber prático, do passado ao atual, como justificação conceptual na dinamização de atividades relacionadas com as Artes de Navegar, a História e o Conhecimento. Nesta edição do DiVaM, cujo tema é «Património, que Futuro?», este será antecipado através das mais recentes tecnologias preservando, ao mesmo tempo, a sua história.