No âmbito do programa cultural «Verão em Tavira» decorre, até 15 de julho, a 14.ª edição do Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua «Cenas na Rua», que conta com alguns dos melhores grupos e projetos portugueses e internacionais. E uma excelente noite foi, de facto, proporcionada pelo Teatro Necessario, que trouxe de Itália a «Nuova Barberia Carloni», com a Praça da República a encher, como seria de esperar, por completo.

Das antigas barbearias permanecem espelhos retangulares encobertos pelo tempo, velhas cadeiras estridentes e instrumentos enferrujados. Há apenas meio século atrás, o barbeiro era o local de encontro preferido dos cavalheiros, um lugar discreto para se debater, livremente, os assuntos e as ideias de cada um. Conversas condimentadas pela música, o simples café e as anedotas excêntricas do barbeiro confidente, das quais poucos exemplos persistem na atualidade.

O barbeiro era, naqueles breves momentos, o ponto nevrálgico da aldeia, da vila, da pequena cidade, e a ideia do espetáculo da companhia transalpina é, precisamente, recriar a atmosfera duns tempos não muito distantes, quando aquele profissional costumava cantar, tocar música, servir bebidas, dar conselhos, resumindo, entreter os seus convidados, por entre um corte de cabelo ou um simples fazer da barba. O cenário da peça, por isso, é a própria loja de barbeiro, animada por três aspirantes a barbeiros que fizeram as delícias do público, entre residentes e muitos turistas estrangeiros, desde os mais pequenos aos mais graúdos. Cidadãos anónimos que, no fim, acabaram por fazer parte integrante da «Nuova Barberia Carloni», com dois espetadores a serem seduzidos pelas promoções oferecidas pelo trio e a aceitarem o desafio de se sentarem na cadeira do barbeiro. E se o primeiro corte era oferta da casa e tudo correu sem percalços, o segundo cliente passou por mais peripécias durante o serviço e, talvez por isso, se tenha escapada da barbearia sem pagar, para desespero dos atores e divertimento da assistência.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve-informativo-162