O Verão em Portimão é para ser vivido em cheio desde julho até ao final de setembro, com espetáculos de música, mercados, festivais, feiras, provas desportivas, animação nas praias, iniciativas para os mais novos, entre muitas outras propostas ao ar livre, sempre com Portimão à beira rio, à beira ria, à beira mar, no interior rural ou no centro da cidade como palco privilegiado. A programação diversificada e rica contempla iniciativas destinadas a todos os gostos e a qualquer faixa etária, com uma oferta renovada e adaptada a todos com iniciativas que são já imagens de marca do Verão portimonense, casos do Festival da Sardinha (agosto), Feira do Livro (julho/agosto), Lota Cool Market (julho), 24h Endurance Series (julho) Portimão Wine Tasting (julho), «Insónias» com Fernando Mendes (agosto), entre outros.

A Alameda da Praça da República, no centro da cidade, vai estar ao rubro até 15 de julho com o Futebol Park, onde é possível assistir aos jogos do Mundial de Futebol 2018, petiscar ou tomar um bebida refrescante nos dias e noites quentes de Verão. Neste mesmo espaço realiza-se o Festival Choque Frontal (13 julho), que vai contar com a participação de Vítor Bacalhau, SOUTH Kick Band e Gaijas. Entre os dias 17 e 29 de julho, a tradicional sanduíche de pão do Porto desce a sul em formato Festival das Francesinhas. A 21 de julho realiza-se o Festival Chaminé de Ouro, onde as vozes dos mais pequenos cantores vão encantar. Em agosto, a Alameda transforma-se num espaço de tascas ao ar livre, «Tasquinhas da Alameda», onde serão servidas as mais tradicionais iguarias de todo o país. A vasta e rica oferta do comércio Local é também um forte motivo para uma visita a esta zona da cidade.


No eixo da zona ribeirinha de Portimão (Entre Pontes até Museu), todas as sextas-feiras há «Música no Coreto» (julho/agosto) para quem gosta de dançar ou ouvir uma boa música. Uma das maiores Feiras do Livro a sul do país abre portas no dia 14 julho (patente até dia 24 agosto), uma oportunidade para comprar grandes livros a pequenos preços. De 7 de julho a 2 de setembro, no Museu de Portimão, o convite é para visitar a Exposição «Brinquedos de Lata», que reúne peças fabricadas em Portugal, como lambretas, triciclos, carros, camiões, comboios, aviões, fogões, máquinas de costura, ferros de engomar, baldes e pás de praia, entre outros objetos. Esta exposição resulta do interesse de Carlos Anjos e do restaurante CAN the CAN, em Lisboa, na recolha e coleção deste género de artefactos e no facto de estes terem aceitado o desafio do Museu para os dar a conhecer ao público neste espaço museológico.

Entre 12 julho e 28 agosto estará patente a Exposição «“A FLORESTA – muito mais que madeira», que promove a gestão sustentável das florestas. O mercado mais cool do sul está de volta de 18 a 22 de julho, «Lota Cool Market – UnderWater Love», junto à Antiga Lota, com marcas portuguesas de artesanato, design e street food a promover e vender produtos genuinamente nacionais. Ainda à beira rio, um dos mais famosos festivais gastronómicos do país – Festival da Sardinha – dá as boas vindas a agosto, entre os dias 1 e 5. A zona ribeirinha de Portimão será palco para grandes concertos com acesso livre e gratuito, com Mathias Damásio, Xutos Total, Raquel Tavares, Ana Bacalhau e The Black Mambas.

O maior pavilhão multiusos a sul do Tejo, o Portimão Arena, é palco de dois grandes eventos desportivos: o Masters Cup em Futsal, nos dias 25 e 26 de agosto, que irá trazer os melhores jogadores de Futsal e proporcionar momentos de grande emoção desportiva; e o Elite Hóquei em Patins, que se realiza entre 13 e 16 de setembro, com os melhores jogadores da modalidade.


A Praia da Rocha (Areal da Praia da Rocha e Avenida Tomás Cabreira) apresenta-se em todo o seu esplendor como espaço privilegiado para viver os dias e as noites de Verão, este ano distinguida na categoria Praias com o Prémio Portugal Cinco Estrelas, contando com uma programação de luxo que começa já em julho com a abertura da Área Desportiva, um espaço privilegiado para prática desportiva com um programa de aulas gratuitas de yoga, zumba, fitness, hidroginástica e pilares. Em tempo de férias não pode faltar uma degustação de vinhos da região e alguns petiscos enquanto se aproveita um final de tarde com o sol típico da região do Algarve e, por isso, na Fortaleza de Santa Catarina, de 20 a 22 de julho, decorre o Portimão Wine Tasting. Também ao pôr-do-sol, no dia 8 agosto, há «Música à Beira Mar» com a Orquestra Clássica do Sul no areal da Praia da Rocha (junto ao Hotel Júpiter/Hotel da Rocha).

A novidade deste ano na Praia da Rocha é a primeira edição do festival «Solaris Sunset Empire», nos dias 14 e 15 agosto, com o areal da Praia da Rocha a ser palco de um majestoso sunset ao som dos melhores Dj’s do mundo, entre eles KSHMR, Afrojack, W&W e Fedde Le Grand.Um dos maiores festivais de música eletrónica do Mundo, o BPM Festival – Portugal 2018, regressa à Praia da Rocha e ao Centro de Congressos do Arade/Lagoa, de 20 a 23 de setembro. Em setembro (15 a 23 setembro) realiza-se também o Campeonato do Mundo de Windsurf, um evento que vai juntar três classes de windsurf e promete atrair atletas de todos os continentes a Portimão.

Na zona ribeirinha de Alvor realiza-se, de 5 a 7 de julho, a primeira edição do «Alvor Fixe Market», inspirado no Lota Cool Market que tanto sucesso tem tido em Portimão. Ali serão apresentados projetos criativos nacionais e inovadores, revelando novas tendências e produtos originais. Ainda em julho (7, 14, 21 e 28), tem lugar a Festa do Divino Salvador de Alvor. No final do mês de julho (27 a 31), a vila de alvor transforma-se em espaço medieval com a realização da Feira Medieval de Alvor. Já em agosto (24 a 28) é a vez do Pirate Week «O Assalto a Alvor», um lugar onde História e Fantasia se encontram num festival de cinco dias que recria a diversão e a aventura do imaginário pirata para toda a família.

No interior do concelho, as propostas de animação também são uma constante e, no dia 7 de julho, o Festival de Folclore da Figueira traz ranchos de folclore oriundos de vários pontos do país e promete pôr o público a bailar. Para os amantes de velocidade, o Autódromo Internacional do Algarve recebe, nos dias 6, 7 e 8 de julho, o 24h Endurance Series e, de 14 a 16 de setembro, o FIM Superbike World Championship. Ainda em setembro, a Figueira será o centro do Festival do Berbigão (8 e 9), com propostas gastronómicas à base deste bivalve. No dia 22 de setembro, «A Cultura Sai à Rua» nas ruas da Figueira e no adro da igreja, numa mostra e conversas com os protagonistas das principais atividades de cariz «tradicional» rural da freguesia, para conhecer ou revisitar as artes, saberes e sabores que marcaram o quotidiano de várias gerações.