Portimão testou procedimentos de emergência nas aldeias em simulacro



Teve lugar, no dia 7 de julho, a partir das 7h30, um simulacro em duas das sete aldeias do concelho de Portimão onde estão a ser implementados os programas «Aldeia Segura» e «Pessoas Seguras». Os simulacros testaram o aprontamento do dispositivo de resposta a incêndios rurais em Portimão, bem como os procedimentos de emergência e evacuação da população, e treinaram a articulação entre a Proteção Civil Municipal e os Oficiais de Segurança Local. Participaram mais de 50 operacionais, entre membros da Proteção Civil Municipal, Bombeiros de Portimão, GNR, Sapadores Florestais e Juntas de Freguesia.


O cenário envolveu dois incêndios que deflagraram em zonas de mato no Arão (freguesia da Mexilhoeira Grande) e no Porto de Lagos (freguesia de Portimão) e que obrigaram à evacuação preventiva destas populações, pretendendo, de igual forma, testar os percursos de evacuação e os locais de refúgio recentemente criados e identificados nos aglomerados populacionais. Com estes dois simulacros, os primeiros de um total de sete que vão ser levados efeitos, um em cada aldeia, o Município de Portimão concluiu a implementação dos seus programas «Aldeia Segura», que arrancou em janeiro passado, com uma campanha massiva na defesa do espaço rural, e «Pessoas Seguras», que começou em junho com a apresentação oficial dos «Oficiais de Segurança Local» e respetivos substitutos, e instalação de pórticos informativos e sinalização para locais de refúgio em cada aglomerado.

Os dois programas foram implementados em sete aglomerados populacionais do concelho – Arão, Monte Canelas, Montes de Cima, Porto de Lagos, Rasmalho, Senhora do Verde e Vale Juncal – e com estas atividades o Município de Portimão pretende testar a organização interna e capacidade de resposta a emergências deste género, servindo este tipo de exercício para corrigir erros e identificar eventuais necessidades de melhoria face aos riscos existentes, assim como para validar operacionalmente os procedimentos e planos de evacuação implementados.


Portimão testou procedimentos de emergência nas aldeias em simulacro Portimão testou procedimentos de emergência nas aldeias em simulacro Reviewed by Daniel Pina on julho 08, 2018 Rating: 5

Publicidade