No contexto da iniciativa Portugal Inovação Social, o Programa Operacional Regional CRESC Algarve 2020 abriu o primeiro período de apresentação de candidaturas, relativo ao instrumento de financiamento «Parcerias para o Impacto». Ao todo são dois milhões de euros que ficam disponíveis para apoiar a criação, implementação ou expansão de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), em áreas como o emprego, a educação ou a saúde. As candidaturas estão abertas até dia 4 de setembro.

O instrumento de financiamento «Parcerias para o Impacto» tem o duplo objetivo de estimular o desenvolvimento de IIES e dinamizar a prática de investimento social. Esses dois objetivos são alcançados através de apoios não reembolsáveis às IIES cujo potencial de criação de valor para a sociedade seja elevado e que tenham garantido cofinanciamento por parte de investidores sociais. Para tal, são consideradas elegíveis as IIES que apresentem um projeto a desenvolver entre um a três anos e cujo custo seja superior a 50 mil euros, sendo que 30 por cento do custo total do projeto deve ser suportado por um ou vários investidores sociais - que poderão ser entidades públicas (como, por exemplo, municípios), entidades privadas (ex. empresas) ou entidades da economia social (ex. fundações). 

Serão apoiados produtos, plataformas ou serviços inovadores com incidências sociais positivas, apresentadas por cooperativas, associações mutualistas, misericórdias, fundações, entidades com o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social, associações e entidades abrangidas pelos subsetores comunitário e autogestionário. À data do lançamento da Portugal Inovação Social no Algarve, a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, sublinhou: “Quem inova arrisca sempre. Se não arrisca, é porque inova pouco. É muito importante ajudar estes projetos inovadores a vencer as primeiras dificuldades”, justificando a importância deste investimento para que nasçam e se desenvolvam mais iniciativas inovadoras que respondam a problemas sociais concretos. 

Ainda ao abrigo do CRESC Algarve 2020 está prevista a abertura de um concurso para financiamento de Títulos de Impacto Social nesta região, em data a anunciar.