De acordo com o estudo «Portugal à Escolha do Consumidor», 18,8 por cento dos inquiridos consideram Portimão como o melhor concelho português para passar férias. No enquadramento do estudo é referido que muitos portugueses esperam pelos meses de julho e de agosto para irem de férias durante o Verão e que a escolha do sítio nem sempre é pacífica, especialmente se vão num grupo.

Para ajudar nesta decisão, a «Escolha do Consumidor», num estudo online intitulado «Portugal à Escolha do Consumidor», perguntou a mais de mil portugueses quais são os melhores concelhos em Portugal para ir de férias e os portugueses elegem o sul do país para tal. E 18,8 por cento dos inquiridos consideram Portimão como o melhor concelho para o fazer. A fechar os cinco concelhos preferidos, 15,7 por cento dos portugueses elegem Faro, enquanto 9,3 por cento preferem Ponta Delgada, seguindo-se Funchal (6,4 por cento) e Loulé (4,4 por cento).

O mesmo estudo demonstra que as praias do sul do país são as preferidas dos portugueses e Portimão surge novamente como o concelho preferido para fazer praia, com 22,1 por cento dos internautas a escolherem este concelho. As preferências abarcaram ainda, pela seguinte ordem, Faro, Figueira da Foz, Setúbal e Loulé.

No que diz respeito a fazer praia, a preferência pelos concelhos no sul do país não deixa dúvidas, uma vez que são também os concelhos mais recomendados pelos portugueses. Portimão surge como o concelho com um Net Promoter Score mais elevado, seguindo-se Loulé, Faro, Setúbal e Figueira da Foz.