Decorreu, no dia 29 de junho, em Faro, a Transmissão de Tarefas do Rotary Clube Estoi Palace Internacional (RCEPI), com a presença de cerca de 100 convidados, incluindo representantes de outros clubes rotários do Algarve. Manuela Robinson, a Presidente Cessante, aproveitou a ocasião para fazer um balanço sobre o trabalho realizado, destacando a angariação de 27 mil euros destinados à melhoria das condições de vida da comunidade local.

O RCEPI celebra, a 26 de outubro, o 10.º aniversário e Manuela Robinson recordou que o primeiro projeto consistiu em fornecer leite aos mais necessitados da comunidade de Estoi, que se encontravam referenciados no Banco Alimentar de Faro. O apoio foi dado através da entrega de pacotes mensais distribuídos por seis litros de leite por criança e dois litros por adulto. A antiga presidente anunciou ainda que, em abril do corrente ano, o Rotary Clube Estoi Palace Internacional atingiu o marco de 50 mil litros fornecidos ao longo de 10 anos, com um custo total de 21 mil e 500 euros. “As Quiz nights e doações foram as principais fontes de angariação do financiamento para a doação deste leite”, revelou.

Em junho foi realizada a festa anual «A Noite Branca», que resultou na angariação de dois mil euros, doados a uma associação local que apoia crianças autistas e suas famílias. O apoio aos estudantes também esteve em evidência no último ano rotário, salientando-se os cerca de 10 mil euros que foram usados ​​para ajudar os estudantes com cursos universitários e de Verão. “Ainda resultante do esforço de todos, a escola local de Estoi recebeu um forno e um micro-ondas, para melhorar as instalações dos seus alunos, e sete estudantes fizeram uma visita de estudo ao norte de Portugal para analisar os métodos tradicionais de cozinha portuguesa. A escola também recebeu dicionários em português / inglês para auxiliar os alunos do 5.º ano e os certificados de Mérito foram concedidos aos alunos mais destacados”, apontou Manuel Robinson. Além disso, palestras de carreira, conselhos e informações foram disponibilizados para os alunos do 9.º ano no sentido de os apoiar nas suas futuras escolhas de trabalho.


Trabalhando em conjunto com o Fundo de Caridade «Wolf Valley», o Rotary Clube Estoi Palace Internacional doou fundos à Casa de Povo de Estoi, que foram destinados à compra de uma carrinha para ajudar o seu trabalho na Comunidade. Foram ainda realizadas festas de Natal para os desfavorecidos nas Casas do Povo em Estoi e Moncarapacho e uma noite musical em maio, que angariou fundos adicionais para a Casa de Povo de Estoi, permitindo-lhes renovar uma área exterior onde agora podem realizar eventos de angariação de fundos. Internacionalmente, a RCEPI doou mil euros para o projeto «Keystone Now» do Rotary International, destinado a erradicar a pólio da face da terra.

Após os terremotos devastadores na Itália e erupção vulcânica em Barbuda, foram também enviadas Shelterboxes para ajudar os sem-abrigo. Trabalhando com outros Rotary Clubs do Algarve e associações beneficentes como o «Wolf Valley Charity Fund», um veículo móvel foi doado à Associação de Oncologia do Algarve (AOA) para a realização de rastreios da mama. “Este ano, a RCEPI juntou forças novamente com Wolf Valley Charity Fund e com a AOA para a compra de um veículo móvel de rastreio do Cancro do Pulmão e da Pele”, referiu orgulhosamente a Presidente Cessante. Estes dois veículos móveis irão fazer a diferença na população algarvia, tornando o rastreio e aconselhamento sobre a prevenção facilmente acessível a milhares de pessoas. “A deteção precoce salva vidas e a RCEPI está muito orgulhosa por fazer parte disso”, realçou Manuela Robinson.

Já o futuro presidente para o ano rotário de 2018-2019, Bruno Sousa Costa, expressou a sua vontade de continuar o trabalho realizado pelo Clube na última década, assim como aumentar a consciencialização sobre o trabalho realizado pelo Rotary, fazendo do aumento do número de membros um objetivo vital para reforçar a sua força e capacidade de ajuda. Lembrando também o lema do Rotary - «Dar antes de pensar em si» - Bruno Costa afirmou que é seu objetivo “manter e aprofundar todas as fundações estabelecidas com sucesso por ex-presidentes de clube e membros”. “A missão da Fundação Rotária é permitir que os rotários promovam a paz, a boa vontade e a paz mundial por meio da melhoria da saúde, do apoio à educação e do alívio da pobreza. O Rotary Club de Estoi Palace International tem-se orgulhado de defender esses direitos, valores que estiveram sempre presentes durante a presidência de Manuela Robinson e que quero continuar, honrando a história do nosso Clube e dos rotários de todo o mundo, desejando que todos sejamos a inspiração para um mundo melhor”, referiu ainda Bruno Sousa Costa.