Aproveitar, Respeitar e Proteger são os três pilares da nova
campanha de sensibilização ambiental da Região de Turismo do Algarve (RTA), lançada
no dia 11 de julho. Desde miúdos a graúdos, turistas e residentes, todos serão
incentivados a adotar boas práticas ambientais no maior destino de férias do
país.
«Algarve, Bonito por Natureza» é a assinatura desta campanha
que estará na rua até ao final de outubro, com foco na prevenção e na correta
fruição do património natural da região algarvia. A campanha centra-se em temas
como a poluição atmosférica, a preocupação em manter as praias limpas, os
comportamentos de risco junto às matas e florestas ou a correta fruição do
cordão dunar, e enfatiza o papel crucial da população residente e dos turistas,
apelando à boa conduta na natureza, sobretudo no Verão, altura mais seca do ano
em que se registam picos muito elevados de temperatura, propícios a incêndios
florestais. “Queremos que esta campanha se afirme pela positiva, sirva de
inspiração à mudança de atitudes e que se traduza na melhoria do nosso
comportamento comunitário. Vamos preservar a beleza e a segurança do Algarve”, apela
o presidente da RTA, Desidério Silva.
Para a campanha ambiental, a RTA optou por privilegiar o online,
pois é, não só a forma de chegar a mais pessoas, como também a mais ecológica. As
redes sociais, onde serão publicados diversos filmes produzidos especificamente
sobre os temas da campanha, os outdoors, a rádio, a imprensa regional e o mobile
são os meios de divulgação da iniciativa. Os operadores turísticos não ficaram
de fora, tendo sido desenvolvido um «Guia do Operador Amigo do Ambiente», cujo
objetivo é estimular o aparecimento de novas práticas relativamente à forma
como estes se posicionam face às questões da promoção e da proteção ambiental.
Para representar a campanha, foi ainda criado um logótipo
inspirado nos quatro elementos da natureza (terra, ar, água e fogo). A partir da
agregação equilibrada destes elementos é possível identificar a representação
figurativa de um dos elementos naturais, icónicos e nativos do Algarve: a
esteva. A campanha insere-se no âmbito da candidatura «Algarve Natural –
Promoção e Valorização do Património Natural do Algarve», projeto cofinanciado
pelo FEDER, através do CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do
Algarve.