A prevenção dos incêndios florestais é uma missão absolutamente prioritária para o município de São Brás de Alportel. Assim, gerindo os recursos da melhor forma possível e fazendo uso de programas e parcerias, a autarquia implementa no terreno, e sob coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil, uma Estratégia de Prevenção que este ano surge reforçada com 30 medidas que envolvem um grande esforço do Município e a impreenchível colaboração de um vasto conjunto de entidades locais, regionais e até mesmo de alcance nacional.

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta de São Brás de Alportel aprovou, a 16 de abril, o Plano Operacional Municipal para 2018, numa sessão onde também foi apresentada a proposta de revisão do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de São Brás de Alportel 2017-2021 e analisado o processo de criação de duas novas Zonas de Intervenção Florestal no concelho, designadas por Cova da Muda e Cabeça do Velho. Desde 1 de julho, com o início do Período Crítico, em simultâneo com o avanço do Empenhamento Operacional Reforçado, ao nível da Autoridade para a Proteção Civil, avançou no concelho a Estratégia Municipal.

Os trabalhos de limpeza de bermas realizados pelo Município, por empresas adjudicatárias e pela Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, são uma das mais importantes medidas desta estratégia, complementada por mais uma empreitada de limpeza e manutenção da Rede Viária Florestal adjudicada pela autarquia. A construção de um novo ponto de água para abastecimento de meios aéreos de combate a incêndios, e a realização da Rede Primária de Faixas de Combustível (mediante candidatura ao Plano de Desenvolvimento Rural - PDR), bem como de Redes Secundárias de Faixas e Faixas de Interrupção de Combustível (mediante candidatura ao Fundo Florestal Permanente), são objeto de candidaturas da maior importância para fortalecer o combate da prevenção.


O recente levantamento da população da área serrana do concelho, com devida georreferenciação de habitações, elaborado pelo Serviço de Proteção Civil e Serviços Sociais, com apoio dos Bombeiros e GNR, constitui outro eixo fundamental desta estratégia. Complementa-o a implementação local do programa «Aldeia Segura, Pessoas Seguras», que já está em curso no concelho de São Brás de Alportel, assim como a realização de uma nova campanha de informação e sensibilização da população e muitas ações e sessões de esclarecimento. Decorrem, em simultâneo, ações de fiscalização sobre a limpeza de terrenos em redor de habitações.

O programa de vigilância do Exército Português nas zonas rurais do concelho de São Brás de Alportel prossegue também em 2018, fruto de um protocolo renovado com o município. Mantém-se igualmente a medida crucial de pré-posicionamento de um veículo e da respetiva equipa de bombeiros para combate a incêndios na Serra do Caldeirão, a vigilância pela GNR na Torre de Vigia da Menta e o patrulhamento do território pelas equipas SEPNA da GNR, complementado pelas patrulhas do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS). A recém-formada equipa de Sapadores Florestais de São Brás de Alportel, no terreno desde março, está a dar um importante contributo com trabalhos de silvicultura preventiva.

Nesta estratégia, as Infraestruturas de Portugal assumem a responsabilidade de criar Faixas de Gestão de Combustível na rede secundária, ao longo das estradas EN 270 e EN2; enquanto que a  Rede Elétrica Nacional (REN) e a EDP garantem a criação de Faixas de Gestão de Combustível, sob as respetivas linhas elétricas de muito alta, alta e média tensão que atravessam o concelho. Este ano está também no terreno o Programa de Voluntariado Jovem para vigilância da floresta, numa parceria com o projeto «Cria Mais», muito relevante na consciência cívica que se pretende fomentar. Do mesmo modo, foram fortalecidas as profícuas parcerias com as Associações de Caçadores. “Pretende-se que esta estratégia e sinergia de esforços permitam, não só rentabilizar recursos e aligeirar procedimentos mas, acima de tudo, alcance os resultados a que nos propomos: defender a nossa floresta, proteger as pessoas, não apenas os residentes, mas também todos aqueles que nos visitam e que queremos que se sintam seguros entre nós”, afirma Vítor Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.