No âmbito do projeto-piloto Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve (ORSAA) decorreu, no dia 25 de junho, na Universidade do Algarve, um seminário que destacou a importância do direito a uma alimentação saudável e acessível e de como os princípios da Dieta Mediterrânica podem ajudar a ultrapassar os riscos identificados. Esta preocupação esteve patente desde o início nas intervenções da mesa de abertura, composta por: Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve; Artur Gregório, Presidente da In Loco; Jorge Botelho, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve; Carlos Baía, Vereador da Câmara Municipal de Faro; Margarida Flores, Diretora do Centro Distrital de Faro do Instituto da Segurança Social, I.P.; Teresa Sancho, em representação do Diretor da Administração Regional de Saúde do Algarve; e Pedro Graça, Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), da Direção-Geral da Saúde.

Durante a manhã, as políticas públicas estiveram em destaque, com o estado-da-arte do conhecimento sobre este tema, tendo Maria João Gregório (DGS) apresentado o balanço sobre a «Insegurança Alimentar em Portugal e na Europa». Maria Palma Mateus (UAlg) alertou para a situação da «Segurança Alimentar no Algarve: apresentação dos resultados do estudo sobre a (in)segurança alimentar dos agregados familiares residentes no distrito de Faro» e o Diretor do PNPAS, Pedro Graça (DGS), sublinhou a importância de «As políticas públicas de combate à insegurança alimentar». A manhã terminou com um exemplo de estratégia municipal, pelas palavras de Ricardo Moreira (CMLisboa), sobre «As políticas e as boas-práticas de alimentação saudável e acessível no Município de Lisboa».

A parte da tarde foi dedicada às boas-práticas e exemplos inspiradores, iniciada por Inês Morais e José Alves (CMTorres Vedras), com o projeto «As cantinas escolares no município de Torres Vedras». A implementação dos princípios da Dieta Mediterrânica no mundo corporativo foi a missão de Catarina Soares de Oliveira (NUTRIMEIO), apresentada na comunicação «As empresas e a promoção da alimentação adequada». Continuaram os trabalhos com a apresentação do Observatório Regional de Segurança Alimentar - pela equipa da Associação In Loco, UAlg e da agência de comunicação NUTS Branding - que destacaram os objetivos, a parceria de suporte deste projeto e fizeram o balanço dos produtos e resultados atingidos após os primeiros dez meses de trabalho na região.

A concluir os trabalhos, foram partilhadas as experiências de intervenção direta de Ana Filipe, no Município de Loulé, e o testemunho emotivo de Ana Custódio, uma das muitas pessoas envolvidas nas diversas atividades realizadas pelo Observatório. No final do evento, os participantes puderam degustar algumas das receitas apetitosas, saudáveis e acessíveis do livro apresentado na sessão, proporcionando um agradável momento de convivialidade mediterrânica, um dos princípios fundadores desta dieta.

Além de interessados pelo tema, atenderam a este seminário representantes de IPSS’s, técnicos das respetivas áreas competentes de vários municípios, Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural - Rede Rural Nacional e Ministério da Saúde – Direção geral de Saúde. O seminário foi promovido pela Associação In Loco e pela UAlg, em parceria com a Direção Geral de Saúde, Administração Regional de Saúde, Comunidade Intermunicipal do Algarve e o Instituto da Segurança Social, I.P. - Centro Distrital de Faro.