Nos dias 13, 14 e 15 de julho reúnem-se em Tavira mais de 30 produtores de vinhos e ainda cervejas artesanais, outros sabores e iguarias regionais, na primeira edição do evento «Tavira, os Dias do Vinho», organizado pelo grupo «Cegos por Provas», em parceria com a Rota dos Vinhos do Algarve e com a colaboração da Câmara Municipal de Tavira. Em prova estarão mais de 200 vinhos, por apenas cinco euros, com oferta do copo.

«Tavira, os Dias do Vinho» acontece numa localização privilegiada, na Rua do Cais e no Mercado da Ribeira, junto ao Jardim do Coreto e da Ponte Antiga sobre o rio Gilão. Serão três dias de puro elogio aos cinco sentidos, entre provas e degustações. O certame começa sempre às 18h, sexta e sábado termina às 24h e, no domingo, às 23h, convidando os visitantes a aprender com produtores e enólogos, a serem provadores numa das muitas provas cegas que se irão realizar ou, simplesmente, a desfrutarem de um descontraído convívio com amigos e família.

De facto, no programa não poderiam faltar as «Provas Cegas», mote da organização. Assim, haverá permanentemente uma prova cega a decorrer, no Mercado da Ribeira, com alguns dos vinhos dos produtores participantes. Os resultados da avaliação dos «provadores de serviço» ditarão os melhores vinhos brancos, rosés e tintos vencedores na categoria «Melhor Colheita às Cegas» e brancos e tintos na categoria «Melhor Reserva às Cegas». Também será premiado o «Melhor Enófilo» selecionado entre os participantes nas provas. 

A pulseira de acesso ao evento estará disponível à entrada, com o custo de cinco euros por pessoa e por dia, incluindo a oferta de um copo Riedel que permitirá provar todos os vinhos tranquilos, fortificados, espumantes e cervejas presentes no evento. Quem desejar participar nas Provas Cegas tem à disposição o bilhete de sete euros/dia, que inclui a oferta de copo Riedel personalizado. Para verdadeiros apreciadores vai existir um passe de três dias por 15 euros, com tudo incluído.