No âmbito do Programa Municipal «Tavira – Férias Ativas» encontram-se abertas ao público, até dia 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h15 às 12h20 e das 14h30 às 17h45, 13 igrejas da cidade, designadamente: Igreja Matriz de Santiago, Igreja do Antigo Convento de Nossa Senhora da Ajuda (ou de São Paulo), Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, Capela de Nossa Senhora da Piedade, Capela de Nossa Senhora da Consolação, Igreja de Nossa Senhora do Livramento, Igreja da Venerável Ordem de São Francisco, Igreja de São José, Igreja da Misericórdia, Igreja de Santa Maria do Castelo, Igreja das Ondas e as Ermidas de Santa Ana e de São Sebastião.

Destinado a proporcionar o aproveitamento dos tempos livres dos jovens no período de pausa escolar de Verão, o programa proporciona a abertura das igrejas como forma de valorização do património religioso do concelho. Visa ainda promover o contacto direto dos jovens com a vida ativa, incutindo-lhes valores cívicos e responsabilidades, bem como melhorar o conhecimento da realidade onde se inserem, designadamente nas suas vertentes histórica, cultural e social.

Os jovens que integram o «Tavira-Férias Ativas» participam numa sessão de informação/sensibilização relativa à atividade que vão desenvolver. A duração da atividade corresponde a um mês para cada jovem (julho ou agosto), sendo atribuída uma bolsa de participação. São parceiros neste programa a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria do Castelo, Fábrica da Igreja Paroquial de Santiago, Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, Ordem Franciscana Secular de Tavira (O.F.S.) e Santa Casa da Misericórdia de Tavira.