A Universidade do Algarve realizou, entre os dias 20 de junho e 6 de julho, várias visitas a escolas, universidades e empresas nos Estados Unidos da América, com o intuito de divulgar e protocolar o licenciamento da sua plataforma «MILAGE APRENDER+». Com o apoio de Pedro Oliveira, cônsul de Portugal em Newark, e José Adão, adjunto de coordenação do Ensino Português nos Estados Unidos da América, foram realizadas diversas apresentações nas Escolas Públicas de Newark, com vista ao desenvolvimento de um projeto-piloto de utilização da plataforma naquelas escolas.

Lideradas por Mauro Figueiredo, investigador responsável pela criação da plataforma e docente da UAlg, foram ainda realizadas apresentações nas escolas públicas de Miami-Dade com o mesmo objetivo. Por último, tiveram lugar reuniões, coordenadas por Hugo Barros, da Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA) da Universidade do Algarve, com empresas que desenvolvem projetos educativos em áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática tendo em vista futuras parcerias para a utilização da plataforma «MILAGE APRENDER+».

A app foi desenvolvida para o ensino da matemática e implementa um método pedagógico inovador que estimula a aprendizagem autónoma. Com esta aplicação, os alunos podem resolver exercícios, do 1.º ao 12.º anos, na sala de aula ou de forma autónoma. Mais de 10 mil alunos usam esta aplicação disponível em várias línguas. A presente ação foi dinamizada ao abrigo do projeto TT 2.0 – Transferência de Tecnologia e Conhecimento para o Mercado, cofinanciado pelo PO CRESC Algarve 2020, através do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico.