Foi assinado, no dia 4 de julho, o auto de consignação da empreitada de construção da segunda fase do Parque Municipal de Loulé, dando-se de imediato o arranque de uma obra que permitirá reforçar os espaços para o lazer e a prática de desporto informal na cidade. Esta ampliação será realizada num terreno com cerca de dois hectares, na zona Norte do Parque, junto ao Skate Parque, num local onde em tempos funcionou o «Bairro de Santa Luzia».

O projeto procura dar continuidade funcional e conceptual à primeira fase do Parque Municipal, nomeadamente ao nível da continuação dos percursos já existentes, os materiais utilizados, as redes de infraestruturas, mobiliário e ajardinamentos. Com o objetivo de reforçar os espaços de lazer e atividade física informal, ali irão nascer um relvado sintético, sem balizas, o que permitirá a realização de outras atividades informais, uma pista de 100 metros com um pavimento em borracha mais amortecedora para os praticantes de corrida de manutenção, e que poderá estimular a prática do atletismo, uma zona de street workout, uma plataforma para a prática de petanca numa zona já arborizada e com sombra para proteger os praticantes, e ainda um campo de basquetebol com uma tabela.


Com este alargamento do Parque Municipal pretende-se reforçar a arborização com a plantação de mais espécies, aumentado a já considerada área verde do Parque. Numa clara preocupação com as questões ambientais, em consonância com a própria filosofia desta intervenção, será introduzida iluminação com tecnologia LED que permitirá reforçar a segurança dos utilizadores. Com o intuito de potencializar a função social do Parque, está prevista ainda a colocação de novo mobiliário urbano como bancos, mesas para merenda ou jogo. O projeto contempla igualmente a criação de um parque estacionamento de apoio com cerca de 60 lugares.


O valor previsto nesta intervenção é de cerca de 1,2 milhões de euros e o prazo de execução de um ano e meio. “O alargamento do Parque Municipal de Loulé enquadra-se nas políticas municipais que promovem novos estilos de vida, mais conviviais e de fruição da natureza, assim como de estímulo à prática da atividade física informal na linha daquele que é o «compromisso» da Autarquia com o Desporto”, justifica o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.