De 1 a 15 agosto chega a segunda edição do «Sunset com Vinhos do Algarve» ou, na versão internacional, «Algarve Wines Sunset Summer ’18». O fator bilingue é bastante importante porque são muitos os turistas estrangeiros que marcam presença nas praias da região e são uma fatia importante dos visitantes e provadores dos Vinhos do Algarve durante estes dias, a par dos numerosos portugueses oriundos de todo o país que também escolhem o Algarve para as suas férias. Os veraneantes vão poder, então, encontrar a carrinha personalizada do evento nas praias e degustar os famosos vinhos brancos e rosés do Algarve.

A edição de 2018 dá um grande salto face ao ano anterior, quando decorreu por cinco dias em cinco praias diferentes. Agora, serão 15 dias em 11 locais diferentes, mas o conceito mantém-se: proporcionar a degustação de vinhos frescos da região vitivinícola do Algarve, entre brancos e rosés, que ligam de forma perfeita com a gastronomia e clima desta época do ano. A ação estende-se a praticamente toda a costa algarvia, de Lagos a Vila Real de Santo António, alargando a presença a um evento icónico da gastronomia de Verão algarvio – o Festival da Sardinha, em Portimão.

Carlos Gracias – presidente da CVA, a entidade promotora, explicou que o aumento de locais e a extensão geográfica e em duração deu-se devido ao sucesso de 2017. “A procura e o impacto da divulgação superou as nossas expetativas e isso motivou-nos a ir mais além e a tentar cobrir praticamente todo o litoral algarvio com pelo menos uma ação de provas nesta edição. A isto juntamos a presença no Festival da Sardinha de Portimão, de forma a fazer uma ligação que nos é muito importante e que ainda falta na restauração e gastronomia, que é a de juntar os melhores ingredientes e sabores regionais, aos vinhos também da região, que tão bem se adaptam à confeção algarvia”. As provas decorrem junto das praias ou nos festivais indicados de 1 a 15 de agosto, das 16h às 21h.

Foto: Vico Ughetto/CVA