O areal da Praia do Pintadinho, no concelho de Lagoa, vai ser o centro de operações para a atividade «Vamos Limpar o Mar», no dia 7 de julho, a começar pelas 10h. Trata-se de uma ação de limpeza subaquática e de praia, com a mobilização de voluntários e clubes de mergulho, que se enquadra na Campanha da Bandeira Azul da Europa 2018 que este ano tem o tema «O Mar que Respiramos».

O desafio em 2018 é, segundo a ABAE – Associação da Bandeira Azul da Europa, despertar consciências para a influência que os oceanos exercem em todos os aspetos da vida no planeta, de que forma afetam e são afetados pelas alterações climáticas e o que isso significa a longo prazo.
Pretende-se alertar para a ligação existente entre ecossistemas terrestres e marinhos e como a vida no mar está tão dependente de pequenos gestos em nossas casas.

A atividade é desenvolvida de há alguns anos a esta parte pelo Município de Lagoa, em parceria com a Portisub – clube subaquático de Portimão, e tem como objetivo mobilizar os cidadãos para a causa da preservação da natureza.