A Mesa de Albufeira foi uma das apuradas na noite de 12 de agosto, em gala emitida pela RTP 1 e RTP Internacional a partir do centro de Alijó, no coração do Douro Vinhateiro. Para além de Albufeira passou ainda à final das «7 Maravilhas à Mesa» a Mesa de Alijó, ficando para trás as candidaturas de Beira Serra, Beja, Constância, Lajes das Flores e Setúbal.

João Pedro Fernandes, Ministro do Ambiente, evidenciou a presença numa área protegida, como é o Douro Vinhateiro, que tem intervenção do Homem de acordo com as regras da própria natureza e assim é ela própria criadora de biodiversidade. “Consumir à mesa os produtos locais é uma forma de incentivar a sustentabilidade ambiental”, referiu o Ministro do Ambiente, acrescentando que “reduz as cadeias logísticas e há, por exemplo, menos emissões de CO2, há menos embalagens e assim ganhos enormes em consumir produtos locais”.

Ainda há seis finalistas para apurar nos próximos domingos, até 2 de setembro. As 14 finalistas voltam a ser votadas entre 9 e 16 de setembro, mantendo os mesmos números de telefone atribuídos no início do concurso. A votação é feita por chamada telefónica e as Mesas vão sendo eliminadas nas Galas a emitir todos os domingos, com duas candidatas apuradas em cada Gala, que passam assim à Final a 16 de setembro.