O Município de Albufeira prepara-se para comemorar o seu feriado municipal, data que simboliza a entrega da Carta de Foral, em 1504, pelo rei D. Manuel I. Este ano, o programa volta a começar mais cedo, no dia 19, domingo, com a 13.ª Prova de Mar de Albufeira, que terá lugar na Praia dos Pescadores, às 9h. Trata-se de uma organização do Futebol Clube de Ferreiras que conta com ao apoio da Câmara Municipal de Albufeira, da Associação de Natação do Algarve, Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Marina Yatch Club e Albufeira Surf Clube.

Às 20h30 será realizada a abertura oficial do Parque do Ribeiro, situado entre o Centro de Saúde e o Parque de Campismo, contíguo à Avenida Eng.º Pessanha Viegas, onde irão decorrer diversas atividades e animação. O Parque do Ribeiro será o ponto de partida para uma Caminhada Solidária, que irá percorrer as ruas do concelho.

No dia 20, Dia do Município de Albufeira, as cerimónias oficiais têm início às 9h30, com o tradicional Hastear das Bandeiras, nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne. A Guarda de Honra será feita pelos Bombeiros Voluntários e a Fanfarra desfilará pelas ruas da cidade. As cerimónias prosseguem no Largo dos Paços do Concelho com a homenagem e atribuição da Medalha de Honra do Município de Albufeira - Grau Ouro, a título póstumo, a Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira que faleceu no passado mês de fevereiro. Após a homenagem, será realizada a aposição do retrato de Carlos Silva e Sousa na «Galeria dos Presidentes», espaço mural do 1.º andar do Edifício da Câmara Municipal.

À noite, pelas 22h30, a banda Resistência regressa à Praça dos Pescadores, após o concerto de 2017, no Festival Al-Buhera. Este coletivo de músicos, nascido de uma ideia original de Pedro Ayres de Magalhães ainda em finais dos anos 80, representou um momento especial na história da pop portuguesa, com a elevação da língua de Camões a património comum. As vozes e as guitarras de Tim, Pedro Ayres, Fernando Cunha, Olavo Bilac e de Miguel Ângelo, juntamente com o baixo de Fernando Júdice, a bateria de Alexandre Frazão, as percussões de José Salgueiro e ainda mais guitarras de «Dudas» (Rui Luís Pereira) e Fred Mergner, reduziram ao essencial uma série de clássicos da música portuguesa, apostando numa pureza acústica e na força de um coletivo para elevarem a hinos temas como «A Noite» dos Sitiados, «Não Sou o Único» dos Xutos & Pontapés, «Fado» dos Heróis do Mar, «Nasce Selvagem» dos Delfins ou «Perigo» dos Trovante. À meia-noite, a tradicional sessão de fogo-de-artifício na Praia dos Pescadores marca o encerramento do Dia do Município de Albufeira.