Música, dança, artesanato, doçaria e petiscos, poesia, teatro, design, escultura, fotografia e muitas mais artes voltam a animar o Centro Histórico de São Brás de Alportel a 14 de agosto, com a 5.ª edição do «Calçadas, a Arte Sai à Rua», uma iniciativa integrada no Plano de Revitalização do Centro Histórico de São Brás de Alportel. O evento de entrada gratuita convida os visitantes a desfrutar a arte a cada passo pelas calçadas do Centro Histórico São-Brasense, inclusivamente pela Rua Gago Coutinho, alvo de intervenção recente.

A iniciativa é da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, em parceria com a Comissão Organizadora Calçadas, um grupo informal da comunidade são-brasense que voluntariamente se empenha todos os anos na dinamização deste evento. O «Calçadas» convida ainda a conhecer as janelas do Centro Histórico que participam no terceiro desafio «A Janela mais bonita», concurso que incentiva a decoração de janelas e montras do Centro Histórico de forma original e criativa. O vencedor terá a fotografia da sua janela, varanda ou montra na capa da agenda cultural «São Brás Acontece».


A animação musical está a cargo de «Veredas da Memória», «Fadista Motard», Sara Gonçalves, «The Wine-a-Billy Rollers», «Rua da Lua», «Appo», Luke Redmond e DJ Miká. O palco do Adro da Igreja vai ser, uma vez mais, dedicado à dança e conta com as atuações do Rancho Folclórico de Santa Catarina da Fonte do Bispo, da Escola de Dança Municipal, da Companhia de Dança do Algarve e do grupo «São Brás Bailando». Para os mais pequenos há o espetáculo infantil «Trocadoras Itinerantes» e o momento cultural «Trovas do Vinho», apresentado por Afonso Dias, a que se seguem provas de vinho na Biblioteca Municipal. As «Histórias de arrepiar» voltam a ser contadas por Maria José Carocinho e Fernando Guerreiro na Calçadinha a partir da meia-noite.

Ao todo serão 15 espetáculos, nos palcos Vila Adentro, Praça Velha, Adro da Igreja, Biblioteca, À do Calçadas e Calçadinha, mas o público é ainda convidado a visitar a exposição «O fim dos Tempos», de Elsa Revez, patente na Galeria do Centro de Artes e Ofícios, assim como a exposição «São Brás de Alportel, olhares», com fotografias de André Nunes. Na Casa N.º 7 da Rua Ferreira de Almeida vai estar uma exposição da Associação de Designers do Sul, que fará também uma intervenção artística, ao vivo, nos armários de distribuição de eletricidade do Centro Histórico de São Brás de Alportel.