Em São Brás de Alportel, as férias de Verão são vividas intensamente pelos jovens do concelho, com um programa de ocupação de tempos livres que integra diversos projetos promovidos e apoiados pelo Município para proporcionar a todos inúmeras atividades, num valioso apoio às famílias. Assim, até ao fim de agosto, a Escola EB N.º 2 acolhe o projeto «Verão a Sorrir», dirigido a crianças dos cinco aos 11 anos. O programa é da responsabilidade do Município de São Brás de Alportel, dinamizado pela Associação Ensinar a Sorrir, com a parceria do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas.

A Biblioteca Municipal tem em curso, desde o dia 2 de julho, as Oficinas de Verão «Segunda a Sexta à tarde», nas quais jovens dos seis aos 12 anos participam em workshops que aliam o divertimento à leitura. No «Sítio dos Graúdos», o Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia promove, até 7 de setembro, o Centro de Férias e Lazer, para crianças dos três aos seis anos.

O Espaço Jovem também está a desenvolver um programa de atividades dirigidas a jovens dos 6 aos 30 anos. Até setembro, os jovens têm a oportunidade de conhecer melhor o concelho, em divertidos passeios, participar em ações de limpeza da floresta e espaços como miradouros e outros locais, assim como ações de sensibilização, mas também de usufruir de idas à praia e às piscinas, participar em torneios desportivos e experimentar diversos desportos. Estas atividades são promovidas através da parceria existente e dinamizadora do Espaço Jovem de São Brás de Alportel, com total empenhamento dos projetos «Cria+» e «Jovens Seguros - Famílias Felizes».

O Município de São Brás de Alportel teve também em curso, em julho, o programa «Férias Desportivas» que decorreu no Pavilhão Municipal, e que ofereceu aos jovens participantes a oportunidade de praticar várias modalidades desportivas.