A Inframoura, empresa municipal que gere as infraestruturas públicas de Vilamoura, inaugurou, no dia 9 de agosto, a Rede de Carregamento para Veículos Elétricos de Vilamoura, constituída por seis postos – cinco de carregamento semirrápido e um de carregamento rápido – um projeto que se enquadra num dos seus eixos estratégicos, bem como na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Loulé. “Trata-se de mais um momento de sucesso do percurso da Inframoura e mais um avanço no sentido de um desenvolvimento sustentável. Todos estamos familiarizados com as questões da poluição e a preocupação com as alterações climáticas está bem presente nas pessoas, empresas, municípios e países. Por isso, a mobilidade urbana limpa é mais do que uma opção, é uma necessidade”, considerou José Miguel, presidente do Conselho de Administração da Inframoura. 

José Miguel, presidente do Conselho de Administração da Inframoura, e Vítor Aleixo,
presidente da Câmara Municipal de Loulé

O dirigente reconheceu que os avanços tecnológicos desempenham um papel importante nesta matéria, “mas compete à administração pública incrementar as mudanças culturais nas cidades, promover a adoção de boas-práticas e motivar a sociedade para a mudança de hábitos”, frisou José Miguel. “Cabe a nós criar as condições propícias para a mudança de paradigma, que só se consegue com a participação dos cidadãos. Em Vilamoura já temos bons exemplos disso, como o sistema de bicicletas de uso partilhado e, a partir de hoje, a rede de carregamento para veículos elétricos. Estamos perante uma alternativa limpa em que os combustíveis são substituídos por energia elétrica e, numa ótica de otimização de recursos, a Inframoura pretende alimentar o posto de carregamento da Avenida João Meireles com energia proveniente da Central Fotovoltaica instalada recentemente na sede da empresa e que já apresenta resultados bastante positivos”, revelou ainda o presidente da Inframoura.

Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé, não faltou a este momento importante da vida do concelho, entendendo que é com estes passos que se conseguirá operar a transição do paradigma de uma economia assente na energia fóssil para uma assente em energia limpa e renovável. “São pequenos passos, mas bastante significativos e representativos da estratégia que temos apontada ao futuro. O caminho a seguir é este e muitos acontecimentos semelhantes vão ocorrer nos próximos tempos, não só no litoral, onde temos a Inframoura, Infraquinta e Infralobo a operar, mas também na cidade de Loulé, em Almancil e no interior do concelho”, adiantou o edil, antes de se iniciar uma visita aos postos de carregamento localizados em frente à sede da Inframoura e junto ao Posto 2.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina