A Câmara Municipal de Monchique deu início ao projeto «Aqui há Gato», que tem como principal objetivo proporcionar as melhores condições para os animais de rua. A autarquia tem efetuado, através do Gabinete Veterinário, um registo e controlo de colónias de gatos no sentido de reduzir as populações felinas silvestres, através do método CED (Capturar-Esterilizar-Devolver), e é nesta perspetiva que surge este projeto, que visa proporcionar as melhores condições e estratégias para proteger os animais quando fosse efetuada essa devolução.

O «Aqui há Gato» começou a dar os primeiros passos com a colocação de abrigos em locais estratégicos, que vão permitir que os animais tenham uma casa e possam ser alimentados e cuidados de forma mais segura e higiénica, mas a iniciativa ganha especial destaque quando se fala nas características dessas casas. De facto, era fundamental que fosse efetuada uma devolução com bastante peso para que os animais não entrassem em risco e assim surge o conceito de arte urbana.

O associar grafiti e arte urbana ao trabalho com as populações felinas conta com a colaboração do grafiter Helder Bambi da «Style Spectrum», que realizou um workshop com jovens do concelho e efetuou a transformação de sete máquinas de lavar roupa, que depois foram colocadas em locais estratégicos e seguros. “Lançamos o desafio à população para que possam «apadrinhar» este projeto connosco. Manter os locais limpos e alimentar os gatos com comida apropriada é a base para o sucesso deste trabalho zelando assim pela saúde pública e bem-estar animal. Não sendo de todo o objetivo de eliminar estas colónias, porque acabam por ter algum «contributo» na sociedade através do controlo de roedores, pretende-se antes limitar a sua reprodução e consequente melhorar a qualidade de vida destes animais”, refere a autarquia monchiquense.