Vai avançar para obra a construção de um passeio pedonal que ligará as localidades da Figueira e da Mexilhoeira Grande. No total serão investidos mais de 280 mil euros, sendo o prazo de execução da empreitada de 90 dias, pelo que se espera que a mesma esteja concluída até final do ano. A zona a intervencionar desenvolve-se entre o entroncamento da Estrada Fonte, com a Rua Principal da Figueira e o cruzamento com a Rua de São Pedro no lado da Mexilhoeira Grande, numa extensão aproximadamente de 730 metros.

O passeio em questão terá cerca 1,60 de largura, sendo construído uma parte a norte da estrada e uma outra a sul, garantindo-se a execução de uma passadeira para permitir que o percurso pedonal possa sempre ser feito pelo passeio. Será ainda alargado o pontão que atravessa a ribeira do Farelo e foram definidas três bolsas para permitir a paragem dos autocarros da carreira, fora da faixa de rodagem, contrariamente ao que acontece atualmente.

Como consequência dos trabalhos de criação do passeio, e porque o arruamento e as zonas marginais que vão ser ocupadas com o novo passeio, que funcionam hoje como linha de água, será construída uma conduta de recolha das águas pluviais, que começa no cruzamento da Estrada Fonte, com a rua de São Pedro, e que terá que ligar à Ribeira do Farelo, sendo a drenagem conseguida pela implantação de sumidouros junto do lancil que define o passeio, e de caixa de recolha das águas, na valeta a reconstruir. O pavimento da estrada será igualmente todo renovado.

Tendo em conta que as construções existentes condicionam muito o desenvolvimento da obra e implicam que se tenha de recorrer à interdição da circulação automóvel, com exceção aos residentes na zona, a ligação automóvel entre a Figueira e a Mexilhoeira (e vice versa) deverá ser feita pela EN 125.