A StartUp Portimão, incubadora de negócios do Município de Portimão situada no Autódromo Internacional do Algarve, celebrou o primeiro ano de vida no dia 10 de agosto, na presença de alguns dos parceiros locais e de muitos dos empreendedores que aqui aceleram as suas ideias e projetam o seu futuro e que fazem desta incubadora um caso de sucesso com uma taxa de ocupação de 99 por cento. Recorde-se que esta incubadora com foco nas «Smart Cities» resulta de um sonho da Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, e que, graças a uma parceria com o Autódromo Internacional do Algarve e a dinamização da empresa «Territórios Criativos» e uma rede importante de parceiros, é hoje uma realidade que cada dia conquista mais gente empreendedora.

Para aqueles que chegaram a duvidar do sucesso de uma incubadora localizada no Autódromo Internacional do Algarve, e passado um ano após ter aberto as suas portas, os números da StartUp Portimão falam por si: 14 projetos incubados, 45 por cento nas áreas das «Smart Cities», 25 por cento na Programação e Desenvolvimento Web, 15 por cento na Alimentação, 10 por cento no Marketing e 5 por cento em Blockchain, totalizando 99 por cento de taxa de ocupação. Por ocasião do primeiro aniversário, a StartUp Portimão teve as suas portas abertas aos visitantes a partir das 15h, dando a oportunidade de conhecer a incubadora e alguns projetos incubados, na primeira pessoa, bem como visitar os diferentes espaços.


À laia de ponto de situação, Luís Matos Martins, administrador da «Territórios Criativos», comunicou os resultados, estratégias e objetivos futuros, revelando que "o ecossistema da StartUp Portimão criou-se de forma orgânica", bem como através de uma rede de parcerias regionais e nacionais que permitiram alavancar a sua atuação e oferta formativa. De realçar a relação de proximidade entre a StartUp Portimão e a comunidade local, que ao longo do ano permitiu que alunos das escolas e universidades pudessem, não só conhecer a oferta da incubadora municipal, como se deixassem inspirar pelo espírito empreendedor.

Na ocasião foi ainda anunciado que, até ao final do ano, está previsto o lançamento do Guia da Empreendedor e do Investidor, um Programa de Aceleração focado nas «Smart Cities», a expansão física da StartUp Portimão - recorrendo eventualmente às linhas de financiamento disponíveis para o Algarve – e que se continuará a fortalecer o seu posicionamento como referência no ecossistema empreendedor nacional e internacional. O diretor-geral e CEO da Parkalgar SA, Paulo Pinheiro presente no primeiro aniversário afirmou: “Tem sido uma revelação ver aquilo que se faz aqui. Ninguém pensou que um ano depois tivéssemos esta dimensão”.


O tubarão do programa televisivo «Shark Tank», Miguel Ribeiro Ferreira, foi um convidado muito especial e brindou os presentes com um discurso motivador e com a sua fórmula do sucesso: Conhecimento técnico + Experiência + Networking) x Atitude. Teresa Filipa Mendes, vereadora da Câmara Municipal de Portimão, realçou a importância da «Atitude» neste primeiro ano de vida da StartUp Portimão, resultado de uma fórmula de sucesso em que o Autódromo Internacional do Algarve foi e é um parceiro fundamental, desafiando todos os presentes a continuarem a acreditar nas suas ideias e a conseguir vencer, com a StartUp Portimão.