O Lidl Portugal, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3e), a Quercus e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) levam o projeto «TransforMAR» a Armação de Pêra, no dia 10 de agosto, com o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, e o Presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pêra, Ricardo Pinto, a acompanharem a ação e a sensibilizarem os veraneantes para a importância de um comportamento mais responsável e para os princípios da economia circular.

A iniciativa está a percorrer as praias de norte a sul do país numa grande campanha de recolha de resíduos plásticos, transformando os resultados da recolha em benefícios diretos para as praias e comunidade, evitando que o seu destino final seja o mar. Com uma forte política de sustentabilidade e sentido de responsabilidade social corporativa, o Lidl Portugal, a ABAE, a Amb3E, a Quercus e a APA promovem, então, um projeto único de sensibilização da importância de boas condutas em praia e para os princípios da economia circular, através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício dos materiais plásticos.

O objetivo é desafiar os veraneantes a dar um destino adequado aos seus materiais e resíduos plásticos, produzidos enquanto usufruem do seu tempo em praia. Desta forma serão garantidas não só praias mais limpas, como um comportamento mais responsável por parte dos veraneantes. Para tal, o projeto disponibiliza um depósito próprio onde os veraneantes devem colocar o seu plástico – o plasticódromo – para que o mesmo possa ter uma nova vida e não acabe no mar. O depósito permanece uma média de três dias em cada praia e tem a particularidade de informar o número de artigos recolhidos a cada hora, dando ainda a conhecer à comunidade o respetivo peso em quilos, a cada novo dia.

Este projeto Lidl assegura que os plásticos recolhidos serão transformados em aparelhos de circuito de atividade física, entregues às respetivas praias onde decorreu a recolha. A escolha deste novo destino atribuído ao plástico parte do propósito de aliar estilos de vida saudáveis a escolhas responsáveis. Também neste sentido, o «TransforMAR» acompanhará o calendário do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia, da Federação Portuguesa de Voleibol.