A União das Freguesias de Faro vai reativar, a partir do dia 10 de agosto, um mercado secular que ocorria entre a atual Rua das Alcaçarias e a atual Praça da Liberdade, vulgarmente conhecida por Praça da Pontinha.

Recorde-se que, após a conquista de Faro em 1249, D. Afonso III, com receio que os mouros criassem bolsas exteriores de resistência, permitiu a sua fixação nos arrabaldes da povoação. Essa área concedida chamava-se Mouraria e aí os árabes criaram uma zona de mercados diários (as alcaçarias) que ganharam grande importância económica a nível local, para árabes, judeus e cristãos. Nestes mercados os três povos podiam conviver e efetuar as suas trocas comerciais e as alcaçarias foram ganhando cada vez mais importância, até que, no reinado de D. Manuel I, já eram considerados o grande centro mercantil de Faro.

De forma a reativar este mercado secular e de grande importância para Faro, a União das Freguesias de Faro vai organizar o Mercado das Alcaçarias, na Praça da Pontinha (antigo local das alcaçarias), todas as sextas-feiras e sábados, entre as 19h e as 24h. Será um mercado de cariz medieval e islâmico, de colecionismo, antiguidades, velharias, bijuteria, ourivesaria e produtos endógenos, de forma a fomentar um local privilegiado de venda de artesanato, produtos e objetos antigos, para além de procurar promover a história e a identidade de Faro.

As primeiras edições deste mercado vão acontecer nos dias 10 e 11 de agosto, 17 e 18 de agosto, 24 e 25 de agosto, 31 de agosto e 1 de setembro, 7 e 8 de setembro e 14 e 15 de setembro. A entrada é livre e estão previstos alguns apontamentos artísticos e culturais ao longo destas seis edições.