O Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), comemora-se anualmente a 1 de outubro, procurando sensibilizar a sociedade em geral para as questões do envelhecimento e para a necessidade de proteger e cuidar da pessoa idosa.

Boa disposição é o que promete o Baile Comemorativo que terá lugar, no dia 7 de outubro, pelas 15h, no Polivalente do Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos, desta vez abrilhantado pela participação do Grupo de Cavaquinhos do Centro de Estudos de Lagos – Universidade Sénior, e com animação musical a cargo do artista Cláudio Rosário. Sublinhe-se que existe transporte assegurado pela autarquia lacobrigense, sendo que as inscrições estão abertas até ao dia 24 de setembro, nas Juntas de Freguesia do Concelho.

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Lagos e pela Junta de Freguesia de São Gonçalo, com o apoio do CASLAS (que cede o espaço). E isto porque, em Lagos, o envelhecimento é um tema há muito presente nas políticas municipais, visando não só a disponibilização de apoios a idosos em situação de maior fragilidade social, como também através de um trabalho preventivo que pretende promover o envelhecimento ativo, combater o isolamento e proporcionar oportunidades de participação e convívio.

Recorde-se a este propósito uma outra iniciativa da autarquia - «Saúde em Movimento», cuja sessão de abertura está prevista para o dia 4 de outubro, pelas 9h, no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI. Desenvolvido anualmente de setembro/outubro a junho, o projeto de promoção da saúde e qualidade de vida das pessoas com idade superior a 40 anos contou, na sua última edição, com a participação de mais de 200 praticantes regulares nas classes de exercícios físicos em funcionamento em todas as freguesias do concelho, bem como um número crescente de participantes nas demais atividades realizadas, que vão desde as Marchas-Passeio até às Olimpíadas Sénior, passando pelas atividades «A Ciência não tem Idade» (dinamizadas pelo Centro Ciência Viva de Lagos) e pelas Sessões de Educação para a Saúde (em parceria com entidades diversas).