O projeto «Algarve Cooking Vacations» foi galardoado com o
prémio de «Melhor Projeto 2018» na categoria International Brand dos Travel
Food Awards 2018, organizados pela Associação de Imprensa Italiana de Turismo
(GIST). O prémio foi entregue no dia 12 de outubro, durante a TTG Travel
Experience, a principal feira de turismo para profissionais realizada em
Itália.
O «Algarve Cooking Vacations» é um programa pioneiro de
aprendizagem culinária e enológica que pretende criar novas rotas turísticas
centradas na gastronomia e nos vinhos da região, indo ao encontro das
tendências da procura internacional. Promovido pela Região de Turismo do
Algarve, Associação Turismo do Algarve e Tertúlia Algarvia, o projeto foi distinguido
em Itália, um dos mercados emissores de turistas que mais cresceu no Algarve em
número de dormidas até julho de 2018 (+25,5 por cento). “Este reconhecimento
chega no momento certo, pois a Região de Turismo do Algarve acaba de apresentar
um estudo que exorta o aparecimento de rotas de turismo culinário e enológico
no Algarve. É realmente muito gratificante quando vemos o nosso trabalho
valorizado por uma entidade externa e independente. É um projeto de equipa, de
parcerias e com muitas pessoas envolvidas, portanto, estão todos de parabéns”,
declara o presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, João Fernandes.
Esta é a primeira edição dos Travel Food Awards, a que se candidatam
diversos projetos e eventos internacionais de turismo gastronómico. O júri é
composto por jornalistas italianos especialistas em gastronomia, que avaliam os
projetos tendo em conta a sua originalidade, o grau de envolvimento das
comunidades locais, o respeito pelo meio ambiente, a sustentabilidade económica
e a estratégia de comunicação.
Lançado em 2017, o «Algarve Cooking Vacations»
pretende a criação de programas de férias culinárias e enológicas no Algarve,
através da parceria de diversos agentes regionais. Para tal, foi promovido um estudo
para conhecer o mercado e as tendências atuais, estando previstas várias ações,
desde workhops temáticos, a edição de um livro de receitas e outro de vinhos do
Algarve, ações de promoção internacional e uma campanha de marketing digital. O
programa «Algarve Cooking Vacations» é cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020 –
Programa Operacional Regional do Algarve.