O Algarve acaba de conquistar o Prémio de Melhor Região Europeia em Turismo e Gastronomia 2018, atribuído pelo Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas (CEUCO) no âmbito da 13.ª edição dos prémios AURUM. O restaurante Infante Panorâmico, na Praia Verde (Castro Marim), foi também um dos premiados, ao ser eleito «Best European Restaurant 2018».

Os sabores e saberes gastronómicos algarvios têm conquistado milhões de pessoas por todo o mundo e constituem um dos principais atrativos turísticos diferenciadores do Algarve e uma importante expressão cultural da região. “A distinção Best European Region in Tourism and Gastronomy 2018 surge quando o Algarve está a reforçar a sua oferta de turismo culinário e enológico. Este prémio traz-nos reconhecimento e mais perseverança para continuar a enaltecer, preservar e valorizar o nosso património gastronómico e enológico, dando a conhecer a região através de pratos e experiências à mesa. E ainda sabe melhor por ter sido atribuída por quem partilha a paixão pela gastronomia e vinhos, enquanto elemento cultural e símbolo de identidade”, confessou o presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, na cerimónia de entrega de prémios, que decorreu em Atenas, na Grécia.

Nos últimos anos, o Algarve tem vindo a apostar na consolidação da sua oferta culinária e enológica, enquanto produto estratégico para o desenvolvimento do turismo da região, durante todo o ano e em todo o seu território. A promoção da gastronomia algarvia, dos seus produtos e das suas receitas ancestrais tem sido desenvolvida através de várias ações e projetos, como o «Algarve Cooking Vacations», que visa a criação de programas de férias culinárias e gastronómicas. Recentemente, a RTA também promoveu um estudo que permitiu definir o perfil dos turistas, identificar as tendências de mercado e definir as melhores estratégias para a elaboração de novas ofertas para a região.

Criado em 2005, o CEUCO pretende juntar o maior número de confrarias e associações gastronómicas e enológicas da União Europeia, com um denominador comum: defender os produtos e as receitas que caracterizam a identidade gastronómica única de cada região. Depois de Atenas (Grécia) e Córdoba (Espanha), o próximo congresso do CEUCO vai realizar-se em Albufeira, em 2019, após a candidatura algarvia ter sido aprovada pela instituição.