Tem início, no dia 22 de outubro, pelas 12h, na escola EB1 N.º 2 de Monchique, em São Roque, as ações de sensibilização do projeto «Algarve Natural» destinadas à população estudantil do 1.º ciclo do Ensino Básico.

Uma saída de campo é sempre uma ocasião especial para a comunidade escolar, em particular se houver jogos didáticos para desvendar ao longo de um percurso pedestre pela Via Algarviana. É neste contexto que os alunos do 4.º ano serão sensibilizados para a importância da preservação do património natural e a sua interligação com o Turismo de Natureza, através de uma visita organizada em parceria com a Associação Almargem. A Via Algarviana é uma Grande Rota Pedestre com uma extensão de 300 quilómetros que percorre o interior do Algarve, entre Alcoutim e o cabo de São Vicente, passando por diversas localidades, incluindo Monchique. As restantes saídas de campo, num total de 16, uma por cada concelho algarvio, decorrem até 9 de novembro.

O projeto «Algarve Natural – promoção e valorização do património natural da região do Algarve», apoiado pelo programa CRESC Algarve 2020, para o período 2014-2020, tem por objetivo central a valorização e promoção do património natural da região do Algarve, contribuindo para a afirmação do turismo de natureza e para o combate à sazonalidade, consolidando o Algarve como uma região turística de elevada notoriedade internacional. Este projeto contempla o desenvolvimento de um conjunto de ações, entre as quais a organização de ações de sensibilização destinada à população estudantil, com visitas educacionais a sítios de elevado valor natural e paisagístico, tendo por principal objetivo despertar o interesse das crianças pelo património natural e cultural do respetivo concelho, aumentando os seus conhecimentos sobre a região de forma divertida e contribuindo para o disseminar deste conhecimento junto da restante comunidade escolar e famílias.