Com o objetivo de promover a captação e retenção de talento na região, bem como o desenvolvimento de projetos académicos de interesse público ou de negócio que dinamizem a economia regional, foi assinado, no dia 3 de outubro, um protocolo de cooperação entre a Universidade do Algarve e a Altice Labs SA. O protocolo tem como finalidade o estabelecimento de ações de colaboração científico-tecnológicas, tendo em vista o desenvolvimento de atividades voltadas para a formação de recursos humanos e para a difusão de conhecimento. E Alcino Lavrador, Diretor Geral da Altice Labs, lembrou precisamente os 45 anos ligados à academia “como potencial de investigação e inovação para servir as pessoas e tornar os nossos serviços mais eficientes”.


Tendo em conta o know-how em investigação científica e académica da UAlg, foi também assinado um protocolo de cooperação com vista à realização de um Fórum Tecnológico subordinado ao tema «Impacto da Transformação Digital nos Serviços e Turismo da Região Algarvia», que envolve a Universidade do Algarve, o Município de Faro, a Altice Portugal, a Altice Labs e a Megafin, Sociedade Editora S.A. Por último, foi estabelecido um protocolo geral de cooperação entre a Altice Portugal e a Associação Algarve Science and Technology Park (ASTP) - Parque da Ciência e Tecnologia do Algarve, para promoção de um ecossistema de inovação regional. Além da UAlg, a ASTP tem como associados os Municípios de Faro e de Loulé e a Associação Nacional de Jovens Empresários. Este protocolo tem como propósito a criação e dinamização do ecossistema tecnológico na região algarvia, promovendo novas oportunidades tecnológicas para empresas que trabalhem na área das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE), da Saúde e Bem-Estar, das Industrias Culturais e Criativas, do Mar, do Agroalimentar, e da Energia.

Para a Altice Portugal, as universidades portuguesas têm sido basilares no sucesso dos projetos, da dinâmica empreendida e do negócio com o mundo, dai a intenção de apoiar o Algarve Tech Hub. “A Altice Labs, como é público, tem um know-how reconhecido em termos de expertise, tecnologia e inovação e dispõe de conhecimentos e parcerias que podem acrescentar muito valor ao projeto, contribuindo significativamente para o seu desenvolvimento e potencial de sucesso”, apontou Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal. Já o reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, confirmou que este apoio é fundamental, tratando-se de uma parceria chave para a Universidade do Algarve. “A Altice Portugal e a Altice Labs serão parceiros estratégicos para alavancar dinâmicas que vão beneficiar não só a Universidade, mas todo o território do Algarve”.


Presente na cerimónia, o presidente da Câmara de Municipal Faro, Rogério Bacalhau, destacou igualmente o contributo que é dado pela Altice a um projeto “no qual estamos muito empenhados, pois permite-nos alargar horizontes para todos os empreendedores que cada vez mais procuram o Algarve e Faro como um polo de inovação, dinamismo e empreendedorismo e reforça a oportunidade para sermos a casa de mais empresas tecnológicas, serviços de inovação e start-ups nacionais e de outros países”. De acordo com Hugo Vieira, diretor nacional da ANJE, o protocolo com a Altice Portugal surge “no momento certo e no sentido de aportar valor a este movimento de convergência, que já existe, solidificando este caminho que temos vindo a percorrer”.

Alcino Lavrador, diretor da Altice Labs, confirmou que “a Academia é um pilar da nossa atuação, porque permite alargamos o potencial de investigação e produção de base tecnológica”. “É isto que mais que contribui para a nossa missão de produção de soluções que tornem também as empresas mias eficientes. Quando hoje a Altice Portugal promove a proximidade com as pessoas e com o território, trata-se também de uma aposta na inovação e no reforço desta capacidade de investigação. Trata-se de transformar conhecimento que é produzido nestes verdadeiros centros de saber, em produtos e serviços”.