A Yellow Star Company de Paulo Sousa Costa regressou ao Teatro das Figuras, em Faro, para levar a cena, na noite de 13 de outubro, «Cinco Lésbicas e uma Quiche», uma divertida comédia que tem no elenco, claro está, cinco mulheres, mais concretamente Melânia Gomes, Joana Câncio, Leonor Seixas, Paula Neves e Mafalda Teixeira. O texto original de Evan Linder & Andrew Hobgood tem encenação de Paulo Sousa Costa e é, de facto, um pagode, pelo que não foi de estranhar a lotação esgotada que a maior sala de espetáculos do concelho de Faro registou nesta noite de chuva e vento, mercê da passagem do Furacão Leslie por Portugal.

«Cinco Lésbicas e uma Quiche» faz-nos recuar aos Estados Unidos de 1956, em plena Guerra Fria, com o perigo iminente de um ataque nuclear vindo das hostes soviéticas. Uma comunidade, no meio da América, realiza o Encontro Anual de Quiches da Susan B. Anthony Society, as Irmãs Gertrudes. O seu lema principal é: «Sem carne, sem homens, somos felizes!» e, apesar de serem todas, ou quase todas, lésbicas, o assunto é tabu.

O cenário acaba por mudar quando, isoladas num bunker improvisado, fruto de um alerta de ataque nuclear, as cinco mulheres começam a confessar-se, melhor dizendo, a «sair do armário», em catadupa. Uma delas admite, porém, estar grávida e, depois de muitos gritos e histerias, chegam à conclusão de que, caso nasça um filho, caberia às cinco a dura tarefa de repovoar o planeta Terra após o holocausto nuclear. As revelações foram surpreendentes até ao fim do espetáculo e o resultado foi uma noite plena de boa-disposição.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__176