«Do saber ao criar» vai dinamizar experiências tecnoromanas na Villa de Milreu, nos dias 19 e 20 de outubro, em mais um projeto do Centro Ciência Viva do Algarve que pretende dar oportunidade de experimentar os processos de produção, construção e criação do período romano, através de várias oficinas e atividades.

«Defumadouros e fragâncias» é uma oficina de olaria para a construção de defumadouros e mostra de ervas utilizadas para perfumar ambientes. Cada participante levará consigo a peça que criou nesta oficina. «Técnicas de representação gráfica do período romano» demonstra como o domínio destas técnicas concederam aos romanos importantes vantagens, inclusive do ponto de vista militar. «A Geologia romana de Milreu» é uma análise das rochas utilizadas nas edificações romanas da região e sua identificação através de testes físico químicos. 

«A paisagem romana de Milreu» consiste na apresentação de algumas práticas de planeamento paisagístico características do período romano. Os participantes serão convidados a criarem um modelo do seu canteiro romano. «Merellus» tem lugar no dia 19 de outubro e será a fase final da competição interescolar promovida pela rede de Museus do Algarve do 1.º Torneio do Jogo do Moinho, um jogo infantil/juvenil típico do período romano. «Tabernae» realiza-se no dia 20 e é uma mostra de produtos regionais típicos e/ou contemporâneos produzidos a partir de recursos naturais locais.

O programa de dia 19 (sexta feira) será destinado ao público escolar e decorre das 10h às 13 h e das 14h às 17h. Já o programa de dia 20 (sábado) é dirigido ao público em geral e tem lugar das 15h às 17h. «Do saber ao criar» é uma iniciativa integrada no DiVaM 2018 – Dinamização e Valorização dos Monumentos, programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.