A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, em Vila do Bispo, é palco, no dia 27 de outubro, pelas 10h30, do terceiro momento do projeto «Linhas Cruzadas - Fio da memória #3 Construir», uma cocriação de Susana de Medeiros e Conceição Gonçalves. Partindo de uma seleção de plantas de edifícios públicos e monumentos do Algarve, resultante de um trabalho prévio de pesquisa, vai-se convidar o público a transformar estes desenhos, que são uma construção abstrata do espaço habitado e vivido com os sentidos, numa escultura.

Com a participação da artista plástica Susana de Medeiros e da arquiteta Raquel Morais, haverá uma conversa sobre a utilização da cana na arquitetura vernácula, nas hortas e em objetos do quotidiano do mundo rural. Em seguida, os participantes serão convidados a criar uma escultura, oi desenho tridimensional, feita com canas, fios e cordas, que depois de terminada será pendurada numa estrutura maior, passando a fazer parte integrante de uma escultura coletiva. A atividade tem a duração de cerca de três horas e meia e os participantes devem trazer roupa confortável, chapéu e pequeno lanche para piquenique.

«Linhas Cruzadas» é um projeto da Tertúlia Associação Sócio – Cultural de Aljezur e que integra o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.