O popular ator e apresentador Fernando Mendes leva ao Auditório Municipal de Olhão, no dia 26 outubro, às 21h30, a peça de teatro «Insónia», onde se apresenta a solo mas promete tudo menos monotonia. Num espetáculo onde se dizem coisas sérias a brincar, Fernando Mendes encarna Custódio Reis, um vendedor de vinhos e licorosos que vive com a «corda ao pescoço», tanto a nível financeiro como familiar.

É o comum português de classe média, que vive afogado em dívidas e créditos, sem grande profundidade intelectual nem teses filosóficas. Por sua vez, é desenrascado, tem lábia de vendedor e está à beira do divórcio. Certa noite, Custódio, que sempre teve preguiça de pensar muito na sua vida, pára para pensar e, ao contrário de passar a noite a ressonar, como é seu hábito, não consegue dormir. Tem uma terrível insónia. Uma insónia onde vai questionar tudo na sua vida e tentar encontrar soluções. Só que, por mais que grande parte dos seus problemas tenha soluções óbvias, para um homem que foi toda a vida assim, a mudança não parece fácil.

Assiste-se, então, a uma hilariante crise interior pela qual Custódio vai passar, na tentativa de alcançar a paz de alma necessária para que volte a conseguir dormir. Pelo meio desta «Insónia», o público vai assistindo a alguns programas de televisão, que Custódio vai vendo para «ver se chama o sono», onde Fernando Mendes protagoniza momentos muito improváveis com alguns dos seus amigos e colegas de toda a vida.