O projeto «Nova Escola Sagres», organizado pelo Centro Ciência Viva de Lagos, regressa à Fortaleza de Sagres no dia 9 de outubro, com um programa especialmente direcionado para as escolas da região mas aberto a todos os participantes. A implementação do projeto ambiciona reunir na Fortaleza de Sagres diversas áreas do saber científico e do saber prático, do passado ao atual, como justificação conceptual na dinamização de atividades relacionadas com as Artes de Navegar, a História e o Conhecimento.

Nesta edição do programa DiVaM, cujo tema é «Património, que Futuro?», este será antecipado através das mais recentes tecnologias e, ao mesmo tempo, a história e o passado serão preservados. O projeto propõe a todos os participantes várias atividade (a decorrer das 10h às 13h e das 14h30 às 18h) que vão desde a construção de uma caravela modular com 10 metros de comprimento, o manuseamento de instrumentos de navegação, mapas e cartas, relógios de sole coleções como forma de preservar o futuro, exploração de hologramas, exploração de vídeos em realidade virtual, compreender a modelação 3D, aprender um pouco de robótica e programação em ambiente de oficinas, entre muitas outras coisas.

«Nova Escola de Sagres» é uma iniciativa organizada pelo Centro Ciência Viva de Lagos para o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural dinamizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve, e conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo.