A ginasta Raquel Pinto (SFEM) conquistou, no dia 6 de outubro, a medalha de bronze na final de Tumbling Feminino da Taça do Mundo de Loulé de Ginástica de Trampolins. Com a determinação e segurança a que nos habituou, Raquel cumpriu o objetivo desta participação, uma prova limpa e um lugar entre as três primeiras classificadas. Com um total de 67.400 pontos a ginasta foi 3.ª e ainda somou ao currículo o 1.º lugar do Ranking de Tumbling Feminino, da Federação Internacional de Ginástica.
Tendo sido disputada em Loulé a última etapa do circuito, foram atribuídas as taças aos vencedores de cada especialidade. “Estou muito feliz com o desfecho desta competição. Não estava nada a espera de conquistar o primeiro lugar do Ranking da FIG de Tumbling Feminino, os meus objetivos passavam por realizar duas séries limpas que me dessem acesso ao pódio. Ser vencedora do circuito veio por acréscimo”, referiu Raquel Pinto, acrescentando ainda que: “Esta foi mais uma prova de preparação para o Campeonato do Mundo que decorre dentro de um mês, na Rússia, e penso que foi um excelente indicador de que o trabalho que tenho vindo a realizar, o esforço e a dedicação estão a dar frutos”.
Em Trampolim Sincronizado Feminino, o jovem par Sofia Correia (APAGL)/Catarina Nunes (LGC) realizou uma boa série, sem falhas grandes, que lhe valeu 44.900 pontos. As ginastas foram quintas na final, mantendo assim a posição da qualificação. Em Trampolim Sincronizado Masculino, o par Diogo Ganchinho (SCP)/Pedro Ferreira (SCP) encerrou a participação nesta Taça do Mundo em 7.º lugar com 41.400 pontos. Apesar de não ter conseguido finalizar a série, tendo realizando nove dos 10 saltos obrigatórios, facto que comprometeu a nota final, o par repetiu a classificação da fase de apuramento. Na especialidade de Trampolim Individual Masculino, o ginasta Pedro Ferreira (SCP) teve uma excelente prestação. Numa final difícil, com ginastas de topo, Pedro mostrou que Portugal não fica atrás. Com um total de 59.245 pontos foi 7.º classificado, melhorando um lugar em relação ao dia anterior.
Em paralelo com a Taça do Mundo decorreu o Torneio Internacional Loulé Cup da mesma disciplina e, no derradeiro dia de prova, Diogo Costa (GCV) foi medalha de ouro na final de Duplo Mini-Trampolim. Com a leveza e amplitude que lhe são características, o ginasta realizou duas excelentes séries que lhe valeram um total de 73.100 pontos e o lugar mais alto do pódio. A medalha de bronze também fica em Portugal, com João Caeiro (LGC) a apresentar-se com duas séries bem executadas que o levaram diretamente para a terceira posição do pódio, com 70.400 pontos. Tiago Romão (GCZ) foi 5.º com 57.800 pontos. Na vertente feminina, Inês Martins (CEDF) foi quarta com 64.700 pontos e Sara Guido (LGC) foi sexta com 53.500 pontos.
Recorde-se que, no dia 5 de outubro, a equipa de Duplo Mini-Trampolim composta pelos ginastas Tiago Romão (GCZ), Diogo Costa (GCV) e João Caeiro (LGC) conquistou a medalha de ouro nesta 13.ª edição do torneio internacional Loulé Cup. A equipa feminina composta pelas ginastas Inês Martins (SCP), Sara Guida (LGC) e Mafalda Brás (APAGL) foi 4.ª classificada nestas finais.
Fotos: Imapress/FGP
Fotos: