A estratégia global de Requalificação da baixa de Vilamoura integra
quatro zonas de intervenção e tem como princípio comum a criação de um espaço
urbano de excelência e harmonia, com valorização do ambiente urbano, melhorando
desta forma, a oferta de qualidade de vida não só dos residentes mas também dos
seus visitantes.
Neste sentido, o projeto de Requalificação da Alameda da Praia
de Vilamoura encontra-se em fase de concurso público, com o objetivo de
melhorar as condições de mobilidade pedonal e ciclável tirando partido da
excelência das praias e dos espaços de lazer de Vilamoura. Com esta requalificação
pretende-se devolver a Alameda da Praia da Marina ao peão, aumentando o espaço
a si destinado; harmonizar e valorizar a imagem do espaço público; dar
prioridade ao conforto através da adoção e adaptação de elementos de mobiliário
urbano; definir sistemas de continuidade pedonal; e criar zonas verdes, assegurando
as condições necessárias ao correto processamento das funções biológicas e
ecológicas da paisagem envolvente, optando por espécies autóctones.
Seguindo a mesma linha de princípios e objetivos, e de forma
a dar continuidade à requalificação da estrutura urbana, está concluído o
Projeto de Requalificação da Rua do Sol e está em fase de execução o Projeto de
Requalificação da Rua do Clube Náutico e da Rua da Botelha. Com estas
intervenções pretende-se também incrementar a mudança no paradigma de
mobilidade urbana, introduzindo políticas de gestão de cidade sustentável e
criando condições para a prática de modos suaves (pedonal e ciclovia), bem como
incentivar a utilização de transportes públicos.
O projeto de construção do Parque de Estacionamento Melvin
Jones, constituído por 159 lugares, está em fase de início de trabalhos, tendo surgido
com o objetivo de melhorar as atuais condições de estacionamento na zona
central de Vilamoura, para proporcionar uma alternativa e simultaneamente
atenuar a circulação automóvel. Dado o elevado acréscimo de população na época
balnear, que se traduz na falta de lugares de estacionamento, surgiu a
necessidade de construir o Parque de Estacionamento Subterrâneo no Centro
Tivoli, que contará com 400 lugares de estacionamento. Com este projeto, que
está em fase de estudo, pretende-se criar mais soluções de mobilidade urbana
sustentável e dignificar o espaço público nesta zona central de Vilamoura com
elevado potencial e que se encontra profundamente desqualificada.
No âmbito do Plano de Ação para a Rede Ciclável de Vilamoura
está em fase de conclusão o projeto com vista a alargar e promover a melhoria
da rede de ciclovias de Vilamoura. O alargamento irá resultar numa extensão
superior a dois quilómetros de ciclovia e será realizado na Avenida João
Meireles e na Avenida dos Estados Unidos. Desde da requalificação da Avenida
João Meireles que dotou este espaço verde de novas infraestruturas urbanas,
tais como a via mista pedonal e ciclovia, iluminação, arranjos paisagísticos e
equipamentos urbanos, o local tornou-se num ponto de referência de Vilamoura,
pela oferta de espaços de lazer, de desporto e meios alternativos de mobilidade.
No entanto, é necessário dotar este espaço de novas infraestruturas com vista a
dar melhor resposta à intensidade de utilização atual.
O objetivo é definir de forma clara os diferentes fluxos e
usos, separando os utilizadores que se deslocam de bicicleta dos peões. Assim,
será construída uma nova via para deslocação de bicicletas, ficando a atual
para o uso de peões, permitindo desta forma uma deslocação mais segura e fluída
ao longo do percurso. Pretende-se também dotar de ciclovia a Rua dos Estados
Unidos da América, com a criação de uma conexão entre as duas avenidas,
resultando num circuito de transporte em anel na zona central de Vilamoura.