No âmbito das comemorações dos 25 anos da Revista Al-Úlyá do Arquivo Municipal de Loulé, a 21 de novembro a Câmara Municipal de Loulé irá lançar mais um número desta publicação - o segundo de 2018 – que ficará ligado, simbolicamente, a este aniversário. O momento contará com a presença de todos os colaboradores deste número, num modelo tipo colóquio, cabendo a cada um deles apresentar o seu próprio artigo. No final haverá um pequeno espaço de diálogo com o público presente.

Os participantes e os temas que vão ser apresentados são os seguintes: «25 Anos da Revista ‘Al-`Ulyà’», por João Saboia/Pedro Serra; «Novas Novidades do Poder Local», por J. Romero Magalhães; «O ‘Livro da Repartição da Fruta’ de Loulé de 1450», por Luís Miguel Duarte; «’Ouvi de mandado d’El Rei’: o poder real e o poder local em Loulé nos finais do século XV», por Maria Helena Coelho; «A Ordem de Santiago, A Coroa Portuguesa e a Construção de uma Memória Sobre a Conquista do Algarve», por Bernardo Vasconcelos e Sousa; «A Epigrafia da 1.ª Idade do Ferro do Sudoeste Peninsular. A sua Investigação durante o Séc. XX», por Mário Varela Gomes; «Da representação iconográfica dos atributos divinos – A propósito de IRCP 58», por José D’Encarnação; «Um Encontro com a História», por Guilherme D’Oliveira Martins; «Felipa de Sousa, Algarvia Condenada na Inquisição pelo ‘Pecado Nefando da Sodomia’», por José Carlos Vilhena Mesquita; «’Felizmente Há Luar!» Luís de Sttau Monteiro, A Censura e a Polícia Política no Estado Novo», por Luís Reis Torgal; «Pedreiros e Canteiros com Atividade em Loulé no Século XVIII», por Francisco Lameira/Marco Sousa Santos; e «Alexandre Herculano», por Pedro Gomes Barbosa.

Antes da hora de almoço está prevista uma visita às instalações do Arquivo Municipal. A participação neste evento é gratuita mas a inscrição é obrigatória e pode ser feita em www.cm-loule.pt. Recorde-se que a Revista Al-Úlyá é uma publicação de investigação científica interdisciplinar de divulgação cultural da propriedade da Câmara Municipal de Loulé, produzida e editada pelo então Arquivo Histórico Municipal, em 1992. Concebida para um segmento de público especializado, tem a particularidade de atrair também leitores com o interesse comum pelo estudo e conhecimento das Ciências Sociais, das Humanidades e do Património Histórico-Cultural.

Nas últimas duas décadas, a Al-Úlyá permitiu o registo e a difusão sistemática e rigorosa das pesquisas no âmbito da arqueologia, da história local, do património arquitetónico, etnográfico e cultural, alterando positivamente e por completo a forma de encarar as questões do património histórico-cultural que, por mérito próprio, passaram a ocupar um lugar estratégico no desenvolvimento do Município. Recentemente, a revista foi disponibilizada na Web como resposta adequada às exigências dos investigadores e do público em geral, mas também por forma a ampliar a afirmação dos valores da identidade louletana. Neste momento é também possível aceder aos artigos das edições da revista que se encontram esgotadas, disponibilizadas aos interessados mediante o preenchimento online de um formulário.