A gestão financeira do Município de São Brás de Alportel continua a estar em destaque no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2017, registando o 9.º lugar do ranking dos municípios de pequena dimensão, integrados na lista dos 100 melhor classificados a nível global. Em termos nacionais, São Brás de Alportel subiu três posições no ano transato e , no plano regional, ocupa mesmo o 1.º lugar no que toca aos municípios de pequena dimensão e o 3.º do computo geral.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2017 avaliou também o índice de dívida total, que consiste na relação entre o endividamento total e a receita corrente. Neste ranking, São Brás de Alportel mantem a segunda melhor posição em todo o distrito de Faro e passou da 35.ª posição nacional (2016) para a 24.ª posição (2017). Este é um indicador da maior importância para avaliar a gestão financeira da autarquia, que tem revelado uma exemplar gestão dos fundos públicos. Nesta matéria, aliás, importa referir que o Município de São Brás de Alportel tem vindo a apresentar uma descida consistente desde 2013, quando obteve um índice de dívida total de 0,33, apresentando em 2017 um índice de 0,19.

O Ranking Global dos Municípios é calculado com base em vários indicadores que são aplicados aos 308 municípios portugueses do continente. Integram o ranking dos 100 municípios melhor classificados as autarquias que obtiveram a pontuação global mais elevada. A pontuação total possível é de dois mil pontos e São Brás de Alportel obteve mil e 411 pontos em 2017. Nesta análise são considerados como de pequena dimensão os municípios com menos de 20 mil habitantes.