Sob o lema «As suas ideias dão Futuro», o Município de São Brás de Alportel tem em curso mais uma edição do Orçamento Participativo que terá 70 mil euros disponíveis para concretizar uma proposta apresentada pelos munícipes. 

Deste modo, decorre até ao final do mês de outubro o período de apresentação de propostas/projetos por parte dos munícipes, que poderão utilizar formulários próprios ou preenchimento online. Depois de analisadas as propostas, verificando-se a sua exequibilidade e interesse para a comunidade, estas serão colocadas a votação durante a segunda quinzena de novembro, sendo a proposta vencedora anunciada em dezembro.


O projeto mais votado será incluído no Orçamento Municipal de 2019 e virá a ser uma realidade. Envolver a comunidade na vida e no futuro do concelho de São Brás de Alportel é o objetivo deste instrumento de gestão pública participada que a autarquia iniciou em 2006 e os são-brasenses têm mostrado a sua capacidade para pensar o concelho com muitas propostas e ajudado o executivo nas suas decisões. A concretização do Parque Roberto Nobre, o Espaço Desportivo do Jardim Carrera Viegas, a Praça da República, o Parque das Amendoeiras, a Reabilitação da Entrada Nascente e até o Skate Parque nasceram justamente de propostas apresentadas ou defendidas pelos munícipes nos Orçamentos Participativos que há uma dúzia de anos trouxeram para a rua o processo de elaboração do orçamento.