A Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira (ESPAMOL) é a única a sul do rio Tejo a contar com uma Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE). A iniciativa conta com o apoio e colaboração do Município de Lagoa e envolve 24 alunos, atletas nas modalidades de Natação, Patinagem de Velocidade, Andebol, Canoagem, Ténis e Golf, 23 deles a frequentar a ESPAMOL e um a Escola Básica Jacinto Correia.

Podem aceder ao projeto alunos do 2.º, 3.º Ciclo e Ensino Secundário que possuam estatuto de alta competição, de acordo com o enquadramento legal do Decreto-Lei 272/2009 de 1 de outubro; e que tenham participações na seleção nacional da respetiva modalidade (Decreto-Lei 45/2013, de 5 de abril) ou que obtenham o reconhecimento da respetiva federação, através de uma declaração, nos termos da recomendação da União Europeia aos Estados Membros. As UAARE são estruturas técnico-pedagógicas criadas no âmbito da Direção Geral de Educação que procuram articular agrupamentos de escola, encarregados de educação, federações desportivas e seus agentes e municípios.

Conciliar, com sucesso, a atividade escolar e a prática desportiva em atletas de alto rendimento ou pertencentes a seleções nacionais são os principais objetivos deste projeto. São mais-valias do mesmo a compatibilização de um regime de treino/competição intensivo com a necessária criação de oportunidades de frequência e sucesso escolar em matérias como: matriculas e inscrições, horário escolar e regime de frequência, faltas, avaliação, tutoria e acompanhamento pedagógico e psicológico.