Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, recebeu o galardão «O Melhor Município para Viver», numa cerimónia que decorreu, no dia 16 de outubro, no Auditório do Madan Parque, na Caparica, em Almada. O prémio foi atribuído pelo Instituto de Tecnologia Comportamental no âmbito do concurso «Os Melhores Municípios para Viver – M2V’2018», iniciativa que distingue os melhores projetos nos domínios social, ambiente e economia.

Vila do Bispo triunfou na categoria Economia com o projeto educativo AEC - Conhecimento do Património Local do Concelho de Vila do Bispo, que assenta na partilha da importância de diversos aspetos da História, do Património Natural e Cultural do município, enriquecendo as crianças com uma serie de conteúdos relativos ao meio onde vivem e estudam, integrando-se, assim, numa estratégia de educação e de sensibilização patrimonial dirigida à comunidade. Esta disciplina inédita assumiu como objetivo principal dar a conhecer a História, o Património Local, Natural e Cultural, Material e Imaterial, disponível no território concelhio de Vila do Bispo, contribuindo ativamente para a sua conservação e para a consciencialização, informação e desenvolvimento das crianças, e respetivas famílias, formando-as enquanto futuros e legítimos gestores de uma riquíssima herança coletiva.

Antes da atribuição dos prémios, Adelino Soares apresentou o projeto aos convidados presentes no Auditório com o intuito de promover a partilha de boas práticas entre os vários concelhos e contribuir para o desenvolvimento socioeconómico dos municípios portugueses. Este concurso pretende premiar os projetos de iniciativa municipal nas áreas de intervenção social, ambiente e economia, tendo como indicadores a saúde, urbanismo e habitação, ambiente, acessibilidade e transportes, turismo, economia e emprego, ensino e formação, identidade cultura e lazer, diversidade tolerância e segurança, e felicidade.