Afonso Dias vai estar, no dia 20 de novembro, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, para apresentar a sua mais recente obra «Largo do Mercado».

Afonso Dias é cantor, compositor e letrista de canções, poeta, ator e encenador de teatro, «dizedor» de poesia. Militou contra a Ditadura e cantou nos anos 60 e 70 em inúmeras sessões a solo ou ao lado de Zeca Afonso, Francisco Fanhais, Samuel, Pedro Lobo Antunes, Pedro Barroso e muitos outros. Conjuntamente com Fausto, José Mário Branco e Tino Flores, foi, em 1974, um dos fundadores do GAC – Grupo de Ação Cultural no qual participou na produção e gravação de três LP’s e oito EP’s, e em centenas de espetáculos entre 1974 e 1978. Em 1979 gravou o seu primeiro álbum a solo – «O que vale a pena» – com músicas suas e poemas seus e de Hélia Correia e José Fanha.

Foi deputado à Assembleia Constituinte em 1975/76 e é um dos signatários da Constituição da República que votou favoravelmente a 2 de abril de 1976. A 14 de abril de 2016 foi-lhe conferido o título de Deputado Honorário pela Assembleia da República. Há cerca de 50 anos que canta e diz poesia, no país e pela Europa – Alemanha, Holanda e França. É membro do Conselho Consultivo da AJA – Associação José Afonso. «Largo do Mercado» é o seu novo livro de poesia que reúne poemas de 2017 e 2018. A apresentação da obra fica a cargo de Patrícia de Jesus Palma.