O Município de Lagoa preparou, para dia 30 de novembro, data em que se comemora o Dia Internacional das Cidades Educadoras, um amplo espaço de reflexão através do colóquio «Aprender a ser para melhor aprender». Sandra Barão Nobre, Dina Mendonça, Magda Gomes Dias, Lourdes Mata, Maria Helena Horta, Patrícia Constante e João Canossa Dias são os convidados que proporcionarão, no Centro Cultural do Convento de S. José, um enriquecedor debate em torno de temas como Educação e Pedagogia.

Para além das competências cognitivas, com destaque para a aprendizagem da leitura e da escrita, este encontro incidirá sobre a importância do desenvolvimento das competências emocionais e da promoção da capacidade de reflexão, questionamento e resolução de problemas na formação de crianças e jovens. «Como criar experiências de literacia (emergente) para todos?», «Quais os benefícios da leitura em voz alta para bebés?», «Como interagem mães, pais e filhos dentro do conceito de parentalidade positiva?» serão outros dos desafios lançados.

O colóquio terá a sua abertura às 9h30, com a presença do Presidente do Município, Francisco Martins, e do Reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas. Pelas 9h50, Lourdes Mata (Instituto Superior de Psicologia Aplicada - ISPA), especializada no estudo da literacia familiar, fará uma intervenção sobre «As emoções na sala de aula - conhecer, reconhecer e gerir para Aprender a Ser»; e pelas 10h30 será possível assistir ao painel «Contribuição da Literacia Emergente para o desempenho em leitura no 1.º CEB», apresentado por Patrícia Constante (Psicóloga na Câmara Municipal de Matosinhos e mentora de projetos escolares promotores de competências matemáticas e de literacia emergente).

A manhã ficará ainda marcada pelas intervenções de João Canossa Dias (Diretor Técnico da Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã – ARCIL) - «Livros para a participação, histórias sobre inclusão!» (11h30) e de Sandra Barão Nobre (Biblioterapeuta) – «Ler faz bem... aos Bebés XXS também!» (12h). Pelas 14h30, Dina Mendonça (investigadora na área da Filosofia das Emoções - Instituto de Filosofia - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), fará uma intervenção sobre «Filosofia para Crianças e Jovens: alguns aspetos fundamentais», área na qual tem vasta obra publicada. Às 15h, Magda Gomes Dias (autora do blog «Mum’s the boss» e de best sellers na área da pedagogia) falará sobre «Quem tem medo da Parentalidade Positiva? Os cinco pilares» da Escola de Parentalidade e Educação Positivas, da qual é fundadora.

Entre as 16h e as 17h30 haverá lugar a três workshops: «Redescobrir e Reconstruir a Comunicação» (João Canossa Dias), «A filosofia para crianças e jovens: O que fazemos com as nossas perguntas?» (Dina Mendonça) e «Desafios para a avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem no 1.º CEB» (Patrícia Constante). As conclusões do colóquio serão elaboradas por Maria Helena Horta (Escola Superior de Educação e Comunicação da UAlg). Depois de um dia de partilha de experiências, o colóquio será encerrado pela Vereadora Ana Martins e pelo Delegado Regional de Educação – DgesTE - DSRAlgarve, Alexandre Martins Lima.