Foi no seu gabinete na Escola Superior de Educação e Comunicação, no Campus da Penha da Universidade do Algarve, em Faro, que encontramos Bruno Mendes da Silva, professor e vice-coordenador do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, de volta do computador e de «Cadavre Exquis», um filme em que os espetadores podem intervir, em tempo real, na narrativa. Prefere falar em investigação e filmes, não propriamente em realizador de cinema, e a aventura começou com o projeto «Os Caminhos se Bifurcam», do CIAC, que faz experiências práticas a nível de filmes interativos. E assim surgiu, em 2014, «Neblina», que foi, inclusive, selecionado para participar, em 2015, no FILE - Festival Internacional de Arte Eletrónica de São Paulo, no Brasil, um dos certames mundiais de topo em termos de arte digital. “A partir daí fomos continuando com as experiências que, em última instância, nos ajudam a perceber se existe alguma hipótese de evolução da própria linguagem audiovisual, que se cimentou bastante depressa no início do século passado, com realizadores como Eisenstein e Porter, mas depois estagnou até aos tempos modernos”, conta o investigador.

A ideia é que, se o público tiver uma posição ativa em relação à obra, e não passiva, como é tradicional, talvez se abram novos horizontes. Por isso, «Neblina» desmonta o conto «Se numa noite de inverno um viajante», de Italo Calvino, em fragmentos sonoros e visuais que se repetem até perderem significado, ou ganharem um novo significado. “Pretendia-se oferecer ao espetador o estatuto de espetador-protagonista e, através de distintos recursos morfológicos, este podia tornar-se na personagem principal da história. É utilizada uma voz off que entra em discurso direto com o espetador/utilizador e que o ajuda no seu processo de imersão através de conselhos e confidências. Com o desenrolar da narrativa, a distinção entre os dois intervenientes vai-se tornando cada vez mais ténue, ajudando a adensar o ambiente obscuro e misterioso”, explicou Bruno Mendes da Silva. 


Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

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