Vai estar patente ao público, de 23 de novembro a 29 de dezembro, no CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé, no Parque Municipal, «QuarteirÀdentro», do fotógrafo Nuno Graça. A exposição fotográfica pretende levar o observador numa viagem ao interior da cidade, onde o detalhe da arquitetura tradicional se vislumbra no casario branco, com casas pequenas com açoteias e quintais virados para dentro, ruas estreitas, por onde ainda se encontram algumas pinceladas de cor, no revestimento de algumas paredes com azulejo, nos grafitis nas velhas paredes ou em alguns muros da cidade.

Outro aspeto a evidenciar nesta exposição é a tranquilidade que a interioridade de Quarteira possui. A cidade à noite, misteriosa, serena e iluminada vista do mar, exalta a localidade, em contraste com a azáfama dos barcos, a algazarra das gaivotas estridentes, barcos que noite e dia entram e saem da doca, asas que se agitam esvoaçando num bailado. Do mesmo modo não podia deixar de mostrar a presença das artes e ofícios associados à identidade piscatória, do remendar das redes, aos calafates, as mãos vincadas pelo tempo e trabalho árduo dos homens do mar.

As imagens procuram mostrar ainda a importância da religião nesta comunidade, onde a reverência à Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, está presente logo à entrada do Porto de Pesca de Quarteira. Nas celebrações religiosas, nas procissões, nas varandas decoradas em honra da Padroeira. Esta exposição abre, por isso, as portas à história da cidade, de sala em sala, parede em parede, a identidade da localidade revela-se em cada imagem, e em simultâneo a vida e a realidade muito própria da cidade de Quarteira.

A mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 13h30 e das 14h30 às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h30.