Uma das maiores atrações do Natal de Castro Marim, o Presépio de Sal, estará visitável a partir do dia 1 de dezembro, na Casa do Sal. A inauguração está marcada para as 16h mas, a partir das 15h, pode-se assistir ao Desfile de Natal, que representa a chegada da época natalícia à vila raiana.

A iniciativa é da Junta de Freguesia de Castro Marim, que organiza, há dez anos, a Casa do Natal, composta por um presépio gigante. Há dois anos, o sal foi introduzido como matéria-prima e a afluência de visitantes tem superado as expetativas. O Presépio de Sal vem reforçar a missão da infraestrutura, que é, precisamente, promover o grande motor económico de Castro Marim, o sal.

Na construção do Presépio de Sal serão utilizadas mais de sete toneladas do «melhor sal do mundo», para um espaço com cerca de 100 metros quadrados, onde serão esculturalmente distribuídas as mais de três mil e 800 peças que o compõem. Além da maior dimensão em relação ao ano anterior, a iniciativa do Presépio de Sal apresenta este ano uma nova e multifacetada dinâmica, propondo-se a realizar, todos os sábados, uma «Hora do Conto» para as crianças e, aos domingos, atuações musicais com grupos locais. O fim-de-semana contará ainda com a promoção e venda, no espaço bar da Casa do Sal, de um produto endógeno, como o mel ou os frutos secos, tão apreciados nesta altura do ano.

O Presépio de Sal pode ser visitado todos os dias, entre as 10h e as 13h e as 14h e as 18h, com exceção dos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, que funcionará entre as 14h e as 18h. A iniciativa é da Junta de Freguesia de Castro Marim e conta com os apoios da Câmara Municipal de Castro Marim e da empresa municipal Novbaesuris.