José Maria Vaz de Almeida, mais conhecido por «Zé Maria», residente em Loulé desde a década de 80 do século passado, é o próximo convidado da rubrica do Cine-Teatro Louletano «Dos Sabores da Cultura», no dia 22 de novembro, pelas 21h. Pretende-se conhecer o homem, o cidadão, mas também o músico que é «Zé Maria», num ambiente por norma informal e intimista, descontraído e com o convidado e o público juntos em palco.

Trata-se de um espaço por excelência onde os prazeres do corpo (neste caso da gastronomia local) se juntam aos prazeres do espírito (música) e onde acontece sempre uma noite envolvente com muitas «estórias» e acordes, entre familiares, amigos e admiradores. «Zé Maria» foi um dos fundadores, em 1975, da Brigada Victor Jara, e continua até hoje com o seu percurso artístico muito marcado pela música tradicional portuguesa e de intervenção.

O convidado é natural de Viseu e estudou na Universidade de Coimbra, onde conheceu os restantes jovens companheiros que, em 1975, criaram a Brigada: Né Ladeiras, Jorge Seabra, Amílcar Cardoso, Jorge Santos, João Ferreira e Joaquim Caixeiro. Em 1977 seria editado o primeiro disco do projeto, intitulado «Eito Fora – Cantares Regionais», que marcou um novo tempo na música urbana inspirada nas sonoridades tradicionais. Depois de cinco anos como membro do grupo, a partir dos anos 80 José Maria Vaz de Almeida inicia o seu percurso como professor do 1.º ciclo e mais tarde como docente da disciplina de Educação Visual em várias zonas do país, conciliando-o com o de músico e animador nos tempos livres.

Em 1985 veio viver para o Concelho de Loulé e durante mais de 20 anos lecionou na freguesia de Salir, onde se efetiva como professor. Mesmo depois de aposentado, a sua veia musical continua viva, sendo variadas as suas referências e influências artísticas, onde José Afonso, Fausto, Adriano Correia de Oliveira e Sérgio Godinho ocupam um lugar muito especial. O encontro tem uma duração aproximada de 120 minutos e dirige-se a maiores de seis anos, sendo que a entrada é gratuita.