Em São Brás de Alportel, a abertura da quadra natalícia arranca com o Mercadinho Solidário, que este ano regressa ao Mercado Municipal, no dia 18 de novembro, entre as 10h e as 17h. Nesta nona edição, o Mercado Municipal voltará a transformar-se na montra da solidariedade da região, divulgando as diferentes associações e projetos e apresentando irresistíveis sugestões solidárias para originais presentes de natal, num evento pensado para toda a família e que dispõe, por isso mesmo, de um espaço para a diversão dos mais pequenos e de um programa de animação muito diversificado e de grande qualidade ao longo de todo o dia.

Pelo palco do Mercadinho Solidário vão passar o duo de músicos Paul Carter e David Mendonça, dos Amigos do Museu; a Banda do Exército de Salvação; o grupo «Jazz Combo»; e o Grupo Coral Popular da Universidade Sénior de São Brás de Alportel. Haverá ainda a representação de «O São Martinho», pela Associação São BrazArte; demonstrações de Hip Hop e Capoeira, pelo Projeto Cria+; Dança Fitness e Ginástica Sénior, pelo Grupo de Amigos do Museu; Dança pela Moving Stars; e uma demonstração de artes marciais pelo Projeto «Jovens Seguros, Famílias Felizes». A arte marca sempre presença neste Mercadinho e, nesta edição, está aliada à solidariedade através da exposição «CARGA», da Associação de Planeamento Familiar, que aborda a questão do Tráfico de Seres Humanos. O programa inclui ainda a participação do projeto «Linha Vermelha», que visa a sensibilização e a luta contra a exploração de hidrocarbonetos em Portugal e no Mundo.

A iniciativa, promovida anualmente pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel e pela Rede Social de São Brás de Alportel, conta com o apoio e participação de três dezenas de instituições locais e regionais de índole social. O evento é de entrada gratuita, mas todos os visitantes são convidados a contribuir à entrada com a oferta de leite e papas para bebés, que serão posteriormente distribuídos na Loja Social às famílias que mais precisam. Os visitantes têm ainda oportunidade de contribuir para a defesa do ambiente mediante a deposição no Eletrão de eletrodomésticos ou artigos elétricos que já não funcionam. A reciclagem destes aparelhos reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel.